Repositório Digital

A- A A+

Representações sociais acerca do reassentamento da Vila Chocolatão

.

Representações sociais acerca do reassentamento da Vila Chocolatão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Representações sociais acerca do reassentamento da Vila Chocolatão
Autor Dias, Bruno Cesar Colombo
Orientador Milnitsky-Sapiro, Clary
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Jornalismo
Representação social
Vila Chocolatão (Porto Alegre, RS)
Resumo Este trabalho investigou a construção e as Representações Sociais dos textos jornalísticos divulgados pelos portais de notícias Correio do Povo e ClicRBS acerca da remoção dos moradores da Vila Chocolatão efetivada pela prefeitura de Porto Alegre, em maio de 2011. Para isso, utilizou-se a análise documental dos seguintes materiais que abordaram o tema: o Laudo Técnico Sócio-econômico sobre o processo de reassentamento da Vila Chocolatão, as informações do site oficial da prefeitura de Porto Alegre e notícias divulgadas nos referidos veículos jornalísticos. O critério de seleção dos dados seguiu o corte temporal demarcando a data de publicação do laudo técnico até a efetivação da transferência dos moradores. Através da triangulação destes dados procedeu-se à análise de conteúdo da qual emergiram quatro categorias: 1) o processo de decisão sobre a medida; 2) a antiga e a nova Chocolatão; 3) os moradores e a transferência da vila; 4) o Projeto de reassentamento. Constatou-se que a cobertura realizada pelos veículos jornalísticos foi superficial, omitindo a diversidade das vozes de sujeitos e setores envolvidos, e limitando-se a reproduzir informações e representações oficiais. Os efeitos de tais ênfases foram analisados à luz do jornalismo investigativo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37490
Arquivos Descrição Formato
000820363.pdf (565.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.