Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorWessfll, Cyntia Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-15T01:20:14Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37502pt_BR
dc.description.abstractApresenta estudo teórico que investiga o papel das bibliotecas comunitárias na construção da cidadania. Objetiva compreender, através da pesquisa bibliográfica, como as bibliotecas comunitárias auxiliam no exercício da cidadania. Aborda as bibliotecas comunitárias a partir do seu histórico, das suas definições e dos seus objetivos. Discute as semelhanças e as diferenças entre as bibliotecas comunitárias e as bibliotecas públicas. Entende que as bibliotecas comunitárias configuram novos tipos de unidades de informação. Define que todo cidadão possui direitos e deveres. Adota a teoria clássica da cidadania, de T. H. Marshall, que compreende a existência de três conjuntos de direitos (civis, políticos e sociais), que não podem ser desvinculados. Delimita os princípios básicos da cidadania, como sendo o exercício dos direitos e deveres, a participação do cidadão na sociedade civil, o acesso à informação, a emancipação social. Analisa a relação das bibliotecas comunitárias com a cidadania, no que se refere aos seus respectivos papéis; ao uso dos tipos de informação; às funções principais (educacional, recreacional, cultural e informacional) das bibliotecas comunitárias. Afirma que as bibliotecas comunitárias auxiliam no exercício e na construção da cidadania ao disponibilizarem o acesso à informação, à leitura e às artes, que são a força motriz para o desenvolvimento da cidadania.pt_BR
dc.description.abstractPresents a theoretical study that investigates the role of community libraries in the construction of citizenship. It aims at understanding through literature, such as community libraries assist in the exercise of citizenship. Addresses the community libraries from their history, their definitions and their goals. Discusses the similarities and differences between community libraries and public libraries. Considers that community libraries configure new types of information units. Sets that every citizen has rights and duties. Adopts the classical theory of citizenship, T. H. Marshall, which includes the existence of three sets of rights (civil, political and social), which can not be detached. Sets out the basic principles of citizenship, as the exercise of the rights and duties, citizen participation in civil society, access to information, social emancipation. Analyzes the relationship of community libraries to citizenship, regarding their respective roles, to the use of the types of information, the functions (educational, recreational, cultural and informational) of community libraries. Affirms that the exercise assist in community libraries and the construction of citizenship to provide access to information, reading and the arts, which are the driving force for the development of citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunity librariesen
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectInformation and citizenshipen
dc.subjectPublic librariesen
dc.titleBibliotecas comunitárias e cidadania : uma aproximação teóricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPereira, Patrícia Mallmann Soutopt_BR
dc.identifier.nrb000819872pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples