Repositório Digital

A- A A+

Mídia-educação : uma discussão sobre a abordagem das mídias no contexto escolar

.

Mídia-educação : uma discussão sobre a abordagem das mídias no contexto escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mídia-educação : uma discussão sobre a abordagem das mídias no contexto escolar
Autor Oliveira, Natascha Borba
Orientador Milnitsky-Sapiro, Clary
Co-orientador Rosário, Nísia Martins do
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Escola
Meios de comunicação de massa
[en] Adolescence
[en] Media-education
[en] Public education
[en] Social institutions
Resumo Pesquisas na área de Ciências Humanas apontam para a prevalência de aspectos negativos da exposição de crianças e adolescentes às mídias. Considerando que os problemas apontados têm implicações sociais e/ou subjetivas a médio e longo prazo, caberia à área da Comunicação Social apontar possibilidades de expansão na qualidade da educação formal, através da implementação das mídias no contexto escolar. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar a relação entre a educação pública e os recursos midiáticos, na sustentação de uma instituição escolar que propicie o desenvolvimento do raciocínio crítico e a participação cidadã de crianças e adolescentes. A questão norteadora investigou se o acesso regular às várias mídias na escola oportunizaria, às crianças e adolescentes - com idades entre 10 e 17 anos - matriculadas na rede pública de ensino do Município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul/ Brasil - tal desenvolvimento. Através de uma pesquisa quali-quantitativa, buscou-se identificar as possíveis diferenças nas concepções desses jovens acerca das instituições sociais. Os resultados apontam para várias dificuldades tanto no acesso como na utilização desses recursos.
Abstract Researches in Human Sciences indicate the prevalence of negative aspects of the exposure of children and adolescents to media. Considering that the problems have social implications and / or subjective on medium and long term, it is up to the media pointing out possibilities of expansion in the quality of formal education through the implementation of the media in the school context. The aim of this research paper is to investigate the relationship between public education and media resources in support of an educational institution that fosters the development of critical thinking and civic participation of children and adolescents. The guiding question investigated whether regular access to several medias create opportunities of such development in school children and adolescents aged between 10 and 17 years, enrolled in public schools in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul/ Brazil. Through a qualitative and quantitative research, we sought to identify possible differences in the views of young people about social institutions. The results point to several difficulties in access and use of these resources.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37577
Arquivos Descrição Formato
000822747.pdf (4.055Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.