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O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar

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O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar

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Título O ensino de matemática no Instituto Júlio de Castilhos : um estudo sobre as provas do curso complementar
Autor Esperança, Antonio Cesar dos Santos
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2011
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Assunto Educação Matemática
Ensino da matematica
Ensino secundário
História da educação
Instituto Julio de Castilhos.
[en] History of education
[en] Instituto Júlio de Castilhos
[en] Mathematics teaching
[en] Secondary school
Resumo O trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de matemática nos Cursos Complementares Pré-Médico e Pré-Técnico, que funcionaram no Instituto Júlio de Castilhos no período de vigência da reforma do ensino secundário que ficou conhecida como “Reforma Francisco Campos”. Está baseado na análise das questões das provas de Matemática que foram aplicadas nesses cursos nos anos de 1936 e 1937 e investiga os conteúdos ensinados, as maneiras como eram avaliados e possíveis marcas deixadas pelos professores que faziam parte das bancas de prova. Busca identificar, também, as origens do ensino de matemática praticado nos cursos, considerando, de um lado, a legislação do ensino da época, e, de outro lado, a história singular da instituição, tomando como referência relatórios da Escola de Engenharia de Porto Alegre, entrevistas e depoimentos de ex-alunos e ex-professores e bibliografia relacionada ao tema. O trabalho busca, assim, contribuir para o estudo da história do ensino de matemática e também para a historiografia do antigo Instituto Júlio de Castilhos, hoje, Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Abstract This paper aims to investigate a historical review of mathematics teaching in the Pré-Médico e Pré-Técnico courses that took place at Instituto Júlio de Castilhos, during the period of Brazilian secondary school curricular reform (High School), which was known as ‘Reforma Francisco Campos’. The study is based on the analysis of questions of Mathematics tests applied to Cursos Complementares in 1936 and 1937. Through those tests it is possible to examine what contents were developed, how the contents were assessed and what possible marks were left by the Mathematics teachers who prepared the tests. The study also investigates the origins of the mathematics teaching practice of Mathematics in the Cursos Complementares, considering both the Education policies of that time, and the unique history of the institution, based on reports of the Engineering School of Porto Alegre, interviews and testimonials of former students and former teachers and as well as on bibliography related to the topic. In this way, this research aims to contribute to the study of the history of mathematics teaching and, particularly, to the historiography of Instituto Júlio de Castilhos, today called Colégio Estadual Júlio de Castilhos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/37620
Arquivos Descrição Formato
000823015.pdf (5.524Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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