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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorBoff, Luana de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37664pt_BR
dc.description.abstractA questão que desenvolve este trabalho de conclusão está relacionada diretamente à elaboração dos conteúdos escolares. Perguntamos: “Como o trabalho com Projetos de Aprendizagem possibilita uma nova concepção de conteúdo escolar?”. Os conceitos mais importantes são os conteúdos escolares, fundamentais para a aprendizagem dos alunos quando partem do interesse dos mesmos, e os Projetos de Aprendizagem, que possibilitam um trabalho desenvolvendo a autonomia e a responsabilidade dos alunos para com suas próprias aprendizagens. Com o propósito de definir mais claramente estes conceitos, passa-se a realizar uma pesquisa através de autores que os discutem, mas tendo como principal fundamentação a prática desenvolvida durante o estágio curricular com uma turma de 4ª série, neste trabalho surgem às inquietações que possibilitaram um aprofundamento nesta pesquisa. É possível deparar-se com diversas definições para os conteúdos escolares. Porém, quando estes são desenvolvidos, adequandose aos Projetos de Aprendizagem, e às reais necessidades dos alunos, tornam-se um meio importante para a aprendizagem dos mesmos. Através do trabalho com Projetos de Aprendizagem, os conteúdos passam a ser desenvolvidos de forma diferenciada, saindo do tradicional. Neste trabalho, não são mais os professores quem determinam quais os conteúdos mais relevantes para serem desenvolvidos. A listagem de conteúdos pré-estabelecidos no plano de trabalho, elaborada pelos professores, juntamente com a instituição de ensino que se inserem, desenvolvidos com a pretensão de alcançar os seus objetivos, passam a dar espaço a novos conteúdos, agora definidos pelos próprios alunos, de acordo com os seus Projetos de Aprendizagem. A questão que norteia esta pesquisa surgiu através de muitas experiências práticas, onde os conteúdos escolares eram sempre vistos como sendo os norteadores e os principais meios de ensino e aprendizagem. Nesta concepção, as necessidades dos alunos sempre deveriam se adaptar aos conteúdos abordados. Porém, através da prática desenvolvida com Projetos de Aprendizagem, esta concepção mudou, sendo que a partir desta proposta, passa-se a perceber que não há a necessidade de desenvolver conteúdos desvinculados, por serem considerados pelos professores como obrigatórios. Este trabalho possibilita que os próprios alunos determinem o que querem aprender, são eles quem definem os conteúdos mais importantes para sua aprendizagem e vão em busca de respostas para suas inquietações. Nesta proposta, são os conteúdos que se adaptam as necessidades dos educandos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectConteúdo curricularpt_BR
dc.titleProjetos de aprendizagem e uma nova concepção de conteúdo escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821782pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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