Repositório Digital

A- A A+

Inseminação artificial em bovinos : um instrumento para o desenvolvimento rural

.

Inseminação artificial em bovinos : um instrumento para o desenvolvimento rural

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inseminação artificial em bovinos : um instrumento para o desenvolvimento rural
Autor Souza, Albino Brehm de
Orientador Mello, Fernanda Bastos de
Co-orientador Oliveira, Daniela
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Bovinos
Canguçu (RS)
Desenvolvimento rural
Inseminacao artificial animal
[es] Desarrollo rural
[es] El ganado
[es] Inseminación artificial
Resumo Este trabalho de conclusão de curso, objetiva relacionar os processos de Inseminação Artificial (IA) em Bovinos ao Desenvolvimento Rural, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica associada ao estudo de caso do Município de Canguçu - RS. O trabalho de conclusão apresenta uma revisão sobre as características da técnica de IA, suas potencialidades e demandas específicas de ajuste do manejo do rebanho para a sua implementação, além de estabelecer correlações entre a Inseminação Artificial e o Desenvolvimento Rural. Será abordada a situação do Município de Canguçu, apresentando as suas características e o perfil de sua produção rural, onde será analisado o estágio de implementação da IA e a conjuntura local. Temos ai um quadro das potencialidades e empecilhos para a implementação da IA como instrumento de Desenvolvimento Rural. Nas considerações finais, temos a importância da IA como instrumento de desenvolvimento rural associado à necessidade de ampliação das políticas públicas de estimulo, orientação técnica e suporte técnico para a efetividade das ações.
Resumen Esta conclusión de los trabajos de curso, tiene como objetivo relacionar el proceso de inseminación artificial (IA) en el Desarrollo Rural de ganado, con la metodología de búsqueda en la literatura asociada con el estudio de caso de la Municipalidad de Canguçu - RS. El documento final se presenta una revisión de las características técnicas de la IA, sus demandas potenciales y específicas de la configuración de manejo del ganado para su aplicación, y establecer correlaciones entre la inseminación artificial y el desarrollo rural. Analizará la situación del municipio de Canguçu, presentando sus características y el perfil de la producción rural, que se analizará el estado de aplicación de la IA y el sitio en general. Tenemos aquí una imagen de las posibilidades y obstáculos a la aplicación de la IA como una herramienta para el desarrollo rural. En el examen final, tenemos la importancia de la IA como una herramienta para el desarrollo rural con la necesidad de expansión de las políticas públicas que estimulen, orientación y apoyo técnico para la eficacia de las acciones.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38130
Arquivos Descrição Formato
000819741.pdf (217.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.