Repositório Digital

A- A A+

O assoreamento na bacia do arroio Fortunato, município de São Lourenço do Sul, RS

.

O assoreamento na bacia do arroio Fortunato, município de São Lourenço do Sul, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O assoreamento na bacia do arroio Fortunato, município de São Lourenço do Sul, RS
Autor Hartwig, Elisangela Böhlke
Orientador Dal Forno, Marlise Amália Reinehr
Co-orientador Berreta, Márcia dos Santos Ramos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Assoreamento
Erosão fluvial
Preservação ambiental
São Lourenço do Sul (RS)
[es] Agricultura familiar
[es] Erosión
[es] Sedimentación
Resumo Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o processo do assoreamento do arroio Fortunato e as conseqüências à agricultura familiar em sua bacia hidrográfica, localizado no município de São Lourenço do Sul. Para isto, foram identificadas as causas naturais e antrópicas que contribuem para o assoreamento do arroio Fortunato; apontadas, ao longo do arroio, as áreas de maior fragilidade ambiental devido ao assoreamento; estabeleceu-se junto aos agricultores quais medidas que deverão ser tomadas pelo Estado e pela sociedade para diminuir e acabar com assoreamento do arroio Fortunato. Agricultores têm se queixado cada vez mais de perdas nas lavouras devido à invasão das águas dos arroios e que eles vem mudando seus leitos, mas e a agricultura praticada por eles vem contribuindo para este assoreamento? Existe uma consciência ecológica por parte dos agricultores? A partir destes questionamentos, surge a ideia deste estudo. Para este, foi realizada um reconhecimento da bacia hidrográfica através de saídas de campo para a escolha de pontos estratégicos para aplicação de entrevistas aos agricultores e avaliação dos locais com registros fotográficos e anotações em diário de campo. E com isto observamos que agricultura é de base familiar, com predomínio da cultura do fumo, seguida do milho e da pecuária leiteira que também tem grande importância na bacia. Encontraram-se pontos em que não existe nenhuma Mata Ciliar no arroio já em outros encontramos ate mais do que exigido pela lei ambiental, outros ainda em recuperação. Observaram-se as consequências do assoreamento (inundações e mudança de leito) e medimos a gravidade do mesmo (pontos totalmente assoreados).Os resultados mostram que muitos agricultores já estão implantando praticas conservacionistas em suas propriedades, como o uso da curva de nível e o plantio direto. Indicam que as leis ambientais vêm sendo cumpridas ou pelo menos existe o conhecimento das mesmas. Mostram também que a erosão é um grande acelerador do assoreamento. Concluímos que para uma recuperação do arroio Fortunato é necessário a participação de todos aos moradores da bacia do Fortunato, assim como um trabalho em conjunto, com o poder público e privado para conscientização e recuperação do arroio. Proporcionando assim, a todos um desenvolvimento rural mais sustentável através da melhoria do solo (se torna mais produtivo) e reduzindo as inundações provocadas pelo arroio assoreado.
Resumen Este trabajo tiene como finalidad general evaluar el proceso de sedimentación del Arroyo Fortunato y las conscuencias a la agricultura familiar en su cuenca hidrográfica, situado en el municipio de São Lourenço do Sul. Para esto,se identificarán las causas naturales y las resulatantes de la acción humana que contribuyen para la sedimentación del Arroyo Fortunato; apuntar a lo largo del Arroyo, las áreas de mayor fragilidad ambiental debido a la sedimentación; establecer junto con los agricultores cuáles medidas que deberían ser tomadas por el Estado y por la sociedad para disminuir y acabar com la sedimentación del Arroyo Fortunato. Agricultores se han quejado cada vez más de las perdidas en las labranzas debido a la invasion de las aguas de los arroyos, y ellos están cambiando sus lechos, pero y viene la agricultura practicada por ellos contribuyendo para esta sedimentación? ¿Hay una conciencia ecológica por los agricultores?De estas preguntas,surge la idea de este estudio.Para este,será hecho un reconocimiento de la cuenca por las salidas de campo y después,por el Google Earth,será hecho una elección de puntos estratégicos para la aplicación de cuestionarios a los agricultores y evaluación de locales con registros fotográficos y apuntes en diário decampo.Y con esto observamos que la agricultura es de base familiar,con el predomínio dela cultura del tabaco,seguido de maíz y del milkmaind de los ganados,que también tiene gran importância en la cuenca.Encontramos puntos donde no existe ninguma mata ciliar en el Arroyo,ya que en otros encontramos hasta más que exigió la ley ambiental,todavía otros están en recuperación.Observamos las gravidad de la misma (puntos totalmente sedimentados). Los resultados demuestran que michos agricultores están implantando ya practicas de conservación,en sus propriedades,como el uso de la curva llana y la plantación directa.Indican que las leyes ambientales se están cumpliendo o al menos el conocimiento de ellas existe.También demuestran que la erosión es un gran acelerador de la sedimentación.Concluimos que para una recupuración del Arroyo Fortunato es necesario la participación de todos los habitantes de la cuenca del Fortunato,así como un trabajo enconjunto,con el poder público y privado para elconocimiento y la recuperación del arryo.Así proporcionando a todos un desarrollo rural más sostenible con la mejora del suelo (si llega a ser más productivo) y la reducción de las inundaciones provocadas por el arroyo sedimentado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/38176
Arquivos Descrição Formato
000821044.pdf (1.481Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.