Repositório Digital

A- A A+

Preceptorship : an analysis within the phenomenological perspective

.

Preceptorship : an analysis within the phenomenological perspective

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Preceptorship : an analysis within the phenomenological perspective
Outro título Preceptoria : um olhar sob a ótica fenomenológica um olhar sob a ótica fenomenológica
Outro título Preceptoria : una mirada bajo la óptica fenomenológica
Autor Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Espósito, Vitória Helena Cunha
Nunes, Dulce Maria
Resumo Objetivo: Este estudo teve como objetivos compreender e interpretar os sentidos do fazer preceptoria, tal como ela se mostra para os alunos de um Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Nessa busca utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa, modalidade fenomenológica. Foram realizadas entrevistas com oito preceptorandos, sujeitos deste estudo, a partir da pergunta norteadora: .O que é preceptoria para você?.. Resultados: Após a análise das descrições, emergiram as seguintes categorias temáticas: aproximação, coexistência, formação e orientação. Conclusões: A preceptoria mostrou-se como ação educativa que remete a uma situacionalidade que se desdobra na tridimensionalidade pessoal, cidadã e profissional. A partir dessa construção, sempre inacabada, necessário se fez refletir sobre a formação do enfermeiro.
Abstract Objective: This study aimed to understand and interpret the meanings of preceptorship, as it shows itself to the students of an Undergraduate Nursing course. Method: In this study, a qualitative research was used, in the phenomenological modality. Eight students undergoing preceptorships were interviewed, the subjects of this study, with the guiding question: .What is a preceptorship for you?. Results: After the analysis of the descriptions, the following thematic categories emerged: approximation, coexistence, education and orientation. Conclusions: Preceptorship was shown to be an educative action, referring to a situationality that unfolds in three dimensions: personal, citizenship and professional. From this construction, always unfinished, it was necessary to reflect about the education of the nurse.
Resumen Objetivo: En este estudio se tuvo como objetivo comprender e interpretar el sentido de hacer preceptoria, tal como se muestra a los alumnos de un curso de Pregrado en Enfermería. Métodos: En esa búsqueda utilizamos la investigación de naturaleza cualitativa, modalidad fenomenológica. Se llevaron a cabo entrevistas con ocho preceptorandos, sujetos de este estudio, a partir de la pregunta orientadora: .Qué es preceptoria para ti?.. Resultados: Después del análisis de las descripciones, emergieron las siguientes categorías temáticas: aproximación, coexistencia, formación y orientación. Conclusiones: La preceptoria se mostró como acción educativa que remite a una situación que se desdobla en la tridimensionalidad personal, ciudadana y profesional. A partir de esa construcción, siempre inacabada, se hace necesario reflexionar sobre la formación del enfermero.
Contido em Acta paulista de enfermagem. São Paulo. Vol. 21, n.3 (jul./set. 2008), p. 460-465
Assunto Enfermagem
Enfermagem : Graduação
Qualificação profissional
Tutoria : Enfermagem : Graduação
[en] Nursing education
[en] Nursing research
[en] Preceptorship
[es] Investigación en enfermería
[es] Tutoria, Educación en enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/38474
Arquivos Descrição Formato
000666080.pdf (272.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000666080-02.pdf (252.3Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.