Repositório Digital

A- A A+

"RU na ESEF já" : o movimento estudantil lutando por assistência na Escola de Educação Física da UFRGS

.

"RU na ESEF já" : o movimento estudantil lutando por assistência na Escola de Educação Física da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "RU na ESEF já" : o movimento estudantil lutando por assistência na Escola de Educação Física da UFRGS
Autor Fazenda Júnior, Carlos Alberto Perdomo
Orientador Goellner, Silvana Vilodre
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Historia : Educacao
Movimento estudantil
[es] "RU na ESEF JÁ!"
[es] Asistencia estudiantil
[es] Movimiento estudiantil
Resumo A campanha “RU na ESEF JÁ!” conquistou mais do que o almoço dos estudantes da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). Considerada por muitos como uma das mais vitoriosas campanhas do movimento estudantil dos últimos anos, a campanha “RU na ESEF JÁ!” provou que através da organização coletiva, é possível obter conquistas concretas, mesmo que sejam contrárias à retirada dos direitos sociais, cada vez mais evidente na lógica do capital. O presente trabalho tem o objetivo de resgatar a história da organização e implementação da campanha “RU na ESEF JÁ!”, desde seus antecedentes até a inauguração do Restaurante Universitário (RU) no campus Olímpico. A metodologia utilizada foi a história oral, tendo como principais meios para coleta de informações a análise de documentos a partir de panfletos, jornais e informativos, que tratam da campanha, e entrevistas semi-estruturadas, com sujeitos que participaram efetivamente da campanha ou tiveram relação com a pauta. Situamos o contexto da luta pela assistência estudantil, realizando uma análise da conjuntura política da sociedade tomando como referência formulações sobre a crise estrutural do capital, seguida de um apanhado sobre o papel do Brasil enquanto um país de capitalismo dependente e os governos neoliberais e reformistas dos últimos dezesseis anos, finalizando com a Reforma Universitária e a situação da assistência estudantil no país, na UFRGS e na ESEF. Além disso, apresentamos um resgate histórico sobre o DAEFi, sua reorganização, as gestões que participaram da organização da campanha, bem como a atuação da entidade dentro do Movimento Estudantil de Educação Física e do Movimento Estudantil da UFRGS. Esses pontos nos auxiliam a apresentar e analisar o movimento gerado pela campanha “RU na ESEF JÁ!”, seus antecedentes, os bastidores, as articulações, as ações, as negociações, a conquista e o resultado de toda a mobilização. Por fim, concluo o trabalho fazendo uma relação entre a organicidade, a formação e a combatividade dos militantes que fazem parte do DAEFi, com as condições objetivas de falta de assistência estudantil dos estudantes da ESEF e as ações práticas da campanha, além de ressaltar a importância de contar a história do Movimento Estudantil sob o seu ponto de vista.
Resumen La campaña "RU na ESEF JÁ!" ganó más que el almuerzo para los estudiantes de la Escuela de Educación Física (ESEF) en la Universidad Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Considerada por muchos como una de las campañas más exitosas del movimiento estudiantil en los últimos años, la campaña "RU na ESEF JÁ!" demostró que por la organización colectiva, es posible obtener logros concretos, incluso si son contrarios a la retirada de los derechos sociales, cada vez más evidente en la lógica del capital. El presente trabajo tiene como objetivo rescatar la historia de la organización y ejecución de la campaña " RU na ESEF JÁ!" de antes de La campaña hasta la inauguración del restaurante de la universidad (RU) en el campus olímpico. La metodología utilizada es la historia oral, el principal medio de la colección de información para analizar los documentos de folletos, periódicos y boletines de noticias, que se ocupan de la campaña, y entrevistas semi-estructuradas con los sujetos que efectivamente participaron en la campaña o estaban relacionados con la reclamación. Situamos el contexto de la lucha por la asistencia a los estudiantes, realizando un análisis de la situación política de la sociedad con las formulaciones de referencia sobre la crisis estructural del capital, seguido por un panorama general sobre el papel de Brasil como un país de capitalismo dependiente y los gobiernos neoliberales y reformistas de los últimos dieciséis años, que termina con la Reforma Universitaria y la situación en el país de la asistencia a los estudiantes, y en la UFRGS ESEF. Además, se presenta una revisión histórica sobre el DAEFi, su reorganización, las acciones que tomaron parte en la organización de la campaña, así como las actividades de la organización en el Movimiento Estudiantil de Educación Física y el Movimiento de Estudiantes de la UFRGS. Estos puntos nos ayudan a presentar y analizar el movimiento generado por la campaña "RU na ESEF JÁ!", lo que vino antes, detrás de las escenas, las articulaciones, las acciones, negociaciones y el resultado de la conquista de la movilización de todo. Finalmente, concluyo la obra en un vínculo entre la formación orgánica, y la lucha contra los militantes que forman parte de DAEFi, con las condiciones objetivas de falta de asistencia a los estudiantes para los estudiantes ESEF y los aspectos prácticos de la campaña y destaca la importancia para contar la historia del movimiento estudiantil desde su punto de vista.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39166
Arquivos Descrição Formato
000825764.pdf (1.696Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.