Repositório Digital

A- A A+

O desenvolvimento das competências de alunos formandos do curso de administração de uma universidade pública

.

O desenvolvimento das competências de alunos formandos do curso de administração de uma universidade pública

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desenvolvimento das competências de alunos formandos do curso de administração de uma universidade pública
Autor Riccardi, Danielle Karst
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Aluno
Curso de administração
Desenvolvimento de competências
[en] Graduation
[en] Management education
[en] Skills and abilities
[en] Skills assessment
Resumo O estudo tem como objetivo principal identificar e analisar as percepções dos alunos formandos sobre as competências adquiridas ao longo do curso de graduação em Administração de Empresas. Para compreender essa realidade, uma pesquisa realizada em 2009 na Universidade Presbiteriana Mackenzie foi parcialmente re-aplicada aos acadêmicos do último ano do curso de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos resultados foi realizada com base no modelo proposto por Godoy e Antonello (2009) apoiado no modelo de Cheetham e Chivers (2005). A pesquisa contribuiu para esclarecer que, de maneira geral, a percepção dos discentes é de que a UFRGS tem conseguido desenvolver as competências sugeridas pela instituição e pelas diretrizes curriculares nacionais; entretanto, observa-se uma lacuna no sistema de ensino quando as competências analisadas são relacionadas às competências técnico-profissionais. O corpo docente, por sua vez, pode refletir sobre o resultado e reavaliar, dentre outros aspectos, o método de ensino no que diz respeito a aproximação da teoria à prática através de estudos de caso e visitas às organizações, atividades que oferecem palco valioso para o aprimoramento dos administradores egressos.
Abstract The study aims at identifying and analyzing the perceptions of senior students about the skills acquired throughout the undergraduate course in Business Administration. To understand this fact, a research conducted in 2009 at the Mackenzie Presbyterian University, was partially re-applied to the last academic year of graduate in Business Administration from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The assessment was based on the model proposed by Godoy and Antonello (2009) based on the model of Cheetham and Chivers (2005). The research has contributed to clarify that, in general, the perception of the students of UFRGS is positive regarding the institution´s development of the skills suggested by the institution and the national curriculum guidelines. However, there is a gap in the education when the skills are related to technical-professional skills. The faculty, in turn, should mull over the results and examine the method of teaching regarding the approach of theory to practice through case studies and visits to organizations, activities which offer a valuable ground for the improvement of graduate business administrators.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39217
Arquivos Descrição Formato
000824670.pdf (1.425Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.