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Nível de desempenho motor de escolares praticantes e não praticantes de educação física

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Nível de desempenho motor de escolares praticantes e não praticantes de educação física

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Título Nível de desempenho motor de escolares praticantes e não praticantes de educação física
Autor Fernandes, Priscilla da Silva
Orientador Palma, Miriam Stock
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Desempenho motor
Educação física escolar
[en] Engine performance
[en] Physical education
[en] School
Resumo Grandes mudanças estão ocorrendo em nossa sociedade e uma delas é a falta de liberdade das crianças poderem brincar em parques, praças, sem a preocupação com a segurança, pois a violência cresce no mesmo ritmo que os centros urbanos. Com isso, na maioria das vezes, a escola torna-se o principal espaço para as crianças desenvolverem suas habilidades motoras básicas; então cabe ao professor de educação física auxiliá-las nesse processo. O objetivo do nosso estudo foi avaliar e comparar o nível de desempenho motor de crianças praticantes e não praticantes de educação física escolar. A amostra foi composta por quarenta crianças, meninos e meninas com sete a nove anos de idade, dentre as quais vinte matriculadas em uma escola municipal de ensino fundamental (onde é oferecida educação física com o professor da área) e vinte matriculadas em uma escola estadual de ensino fundamental (onde as crianças não têm educação física com um professor da área); as duas escolas estão situadas no mesmo bairro em Porto Alegre. O instrumento utilizado para a análise do desempenho motor das crianças foi o Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados apontaram um nível de desempenho motor muito pobre para ambos os grupos, com base nas categorias propostas por Ulrich (2000), portanto indicando que os níveis de desempenho motor dessas crianças estão aquém do esperado para a idade. Não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos, no que se refere aos subtestes locomotor e de controle de objetos e ao Coeficiente Motor Amplo. Considerando os resultados obtidos, fica a nossa preocupação quanto à qualidade dos programas de educação física escolar, uma vez que o grupo que realiza educação física com professor especializado apresentou um desempenho motor muito aquém do esperado.
Abstract Major changes are occurring in our society and one of them is the lack of freedom of thechildren to play in parks, squares, without worrying about security, as violence grows at the same rate as urban centers. Thus, in most cases, the school becomes the main space for children to develop their basic motor skills, so it is the physical education teacher to assist them in this process. The aim of our study was to evaluate and compare the level of motor performance of children practicing and non practicing physical education. The sample consisted of forty children, boys and girls of seven to nine years of age, of which twentyenrolled in a public school elementary school (where physical education is offered to the teacher's area) and twenty enrolled in a state school elementary school (where children do not have a physical education teacher in the area), the two schools are located in the same neighborhood in Porto Alegre. The instrument used for the analysis of motor performance of children was the Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2), Ulrich(2000). The results showed a level of motor performance was very poor for both groupsbased on categories proposed by Ulrich (2000), thus indicating that the levels of motor performance of these children are less than expected for their age. There were nosignificant differences between groups with regard to subtests locomotor and object control coefficient and the Comprehensive Motor. Considering the results, it is our concernabout the quality of school physical education programs, since the group that performsphysical education specialist teacher motor performance was far below expectations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39319
Arquivos Descrição Formato
000825524.pdf (461.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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