Repositório Digital

A- A A+

Dislexia na educação escolar : técnicas e metodologias para trabalhar com o aluno disléxico

.

Dislexia na educação escolar : técnicas e metodologias para trabalhar com o aluno disléxico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dislexia na educação escolar : técnicas e metodologias para trabalhar com o aluno disléxico
Autor Titoni, Cátia Cilene da Silveira
Orientador Gil, Natália de Lacerda
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Dificuldades de aprendizagem
Dislexia
Distúrbio da linguagem
Inclusão escolar
Resumo O objeto de estudo deste TCC é a busca de uma prática docente que vise auxiliar o trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem, sugerindo atividades que poderão ser desenvolvidas com crianças, bem como esclarecimentos aos professores sobre a dislexia, suas causas, diagnóstico, avaliação e tratamento. Tem como principais objetivos tornar conhecido entre nós educadores o que realmente é dislexia, proporcionando igualdade, a partir de técnicas e métodos, durante o processo de aprendizagem, no ambiente escolar. A dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizada por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. È um funcionamento inadequado do lobo temporal, responsável pela linguagem lida e escrita. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas tendo como principal função processar os estímulos auditivos, reconhecimento, identificação e nomeação de objetos. É muito difícil seu entendimento, por isso muitas vezes é mal interpretada por profissionais da educação, como por parte da própria famíla que são leigos no assunto, tornando mais difícil o diagnóstico da dislexia. Por isso é muito importante uma grande atenção por parte dos professores para que este diagnóstico não se torne muito tardio, prejudicando ainda mais o aluno. Também faz-se necessário que as equipes multidisciplinares compostas por psicopedagogos, médicos, psicólogos, profissionais da educação, bem como os próprios pais envolvidos, favoreçam para o desempenho deste aluno na escola, podendo o mesmo usufruir de sua cidadania. É direito de todos os cidadãos brasileiros a educação, sendo a inclusão escolar. Para elaboração deste TCC foram pesquisadas bibliografias diversas e analisados vários autores, publicações, site, revistas, que muito contribuíram para o entendimento da dislexia. Tendo como metodologia o estudo de caso, onde o mesmo favorece a compreensão do assunto em estudo de forma objetiva, prática e eficaz, onde é através de observações e práticas diárias que podemos ter resultados sobre o assunto em estudo. Por ser a dislexia um distúrbio de aprendizagem presente nas escolas e pouco conhecido entre os professores, espera-se que esse estudo contribua para auxiliar a prática educativa, colaborando assim, no processo de inclusão deste aluno no ambiente escolar, especialmente nas séries iniciais. Segundo Frank: “A leitura para a criança com dislexia não é divertida como para tantos jovens leitores”. Analisando a frase, vemos que é de suma importância à sensibilidade que o educador deve ter para com este aluno, para que não o torne cada vez mais rotulado pela sua dificuldade de leitura, mas que através de seu conhecimento possa oferecer ao mesmo as melhores formas de realizar suas tarefas cotidianas, bem como sua integração com os colegas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/39540
Arquivos Descrição Formato
000823342.pdf (192.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.