Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Sandra Zaminhãpt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:23:54Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39547pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o problema da indisciplina escolar é um fenômeno que vem se agravando progressivamente, o presente trabalho tinha o objetivo de investigar os significados atribuídos à (in)disciplina na sala de aula a partir da visão dos envolvidos no processo de aprendizagem, os professores. Além disso, a partir de tais significados buscou-se investigar como os mesmos lidam com tal questão. A pesquisa é de cunho etnográfico, tendo como fonte de dados questionário com respostas descritivas aplicados a Professores das Séries Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental, no município de Gravataí. O referencial teórico é baseado em autores tais como: Celso Vasconcellos, Julio Aquino, Maria Lucia Boarini, Teresa Maria Estrella, Maria Luisa Xavier, entre outros. Os resultados apontam que existe uma coerência entre os significados dados à (in)disciplina por alguns professores e a maneira como os mesmos dizem lidar com ela. Foi constatado que o fato de a visão tradicional da (in)disciplina se mostrar ainda bastante presente entre os professores, de modo que os mesmo buscam lidar com o problema da (in)disciplina tentando obter um comportamento de outrora por parte dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.title(In)disciplina escolar : visão de professores e os modos de lidarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825081pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples