Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Elisangela Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:24:00Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39559pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata da relação entre família e professores, como fator importante no desenvolvimento de projetos de ensino, na educação infantil, no caso, em uma turma com alunos na faixa etária de dois anos de idade. Considerando que nem sempre são as figuras de pai e mãe que respondem por meus alunos as questões referentes à escola, usarei neste, hora o termo pais, hora familiares, sempre que estiver me referindo a quem representar esta função nesta relação. O diálogo, a busca por melhores alternativas para a resolução de possíveis conflitos e superação dos desafios, definição clara das funções e influências que escola e família exercem no desenvolvimento da criança e a cooperação, contribuíram para a construção dessas relações de parceria entre mim e os familiares de meus alunos. Com o objetivo de ter maior noção do contexto das instituições familiares das crianças, foram considerados os dados de duas entrevistas realizadas durante o estágio curricular. Contamos também, no exercício da construção dessa parceria, com a boneca KIKA, o livrinho de músicas, registro em fotografias e filmagens do dia a dia da criança na escola, reuniões e eventos e as constantes conversas com os familiares na entrega e retirada da criança na escola. As reflexões teóricas e práticas estão fundamentadas no pbworks do estágio, no relatório do estágio, na abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família de Alícia Fernández, 1990, no trabalho de conclusão de curso (TCC) de Micheli Lima Nogueira, 2007, que trata da comunicação entre pais e professores na educação infantil, bem como outros teóricos que cito, os quais eu busco apoiar-me no exercício de estruturar as minhas concepções.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectRelação pais-professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA relação de parceria entre professor e família, como um fator importante no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples