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dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorVoltz, Sabrinapt_BR
dc.date.accessioned2012-04-25T01:24:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/39573pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre os Contos de Fadas e sua importância psicológica para os alunos e crianças em geral. Tem como objetivos descobrir se os Contos de Fadas permanecem atuais, ou seja, se despertam interesse nas crianças de hoje; verificar se o interesse é maior na transmissão oral, ou através de meios de comunicação modernos como vídeo e televisão; e observar se há existência de uma diferença de percepção psicológica nas crianças, entre os Contos de Fadas e as histórias de hoje em dia. Está fundamentada em estudos na área de psicologia e literatura infantil, onde se afirma que os Contos de Fadas em sua versão original são de fundamental importância na formação da personalidade da criança. Este tema vem sendo amplamente discutido, mas esta pesquisa teve seus fundamentos teóricos principalmente dois autores, que são Bruno Bettelheim (1980) e Ana Maria Machado (2002). O autor afirma que os Contos de Fadas somente em sua versão original são capazes de atingir o inconsciente da criança e de ajudá-la a resolver seus conflitos internos. Ele demonstra exemplos e toda uma simbologia adjacente nestes contos que acredita serem em parte responsáveis por esta resolução de conflitos. A autora, além de concordar com esta questão psicológica, é contra adaptações nos Contos por acreditar ser um desrespeito a uma obra literária tão secular. Ela afirma que “pasteurizar” os contos para adaptá-los à modernidade também é um desrespeito com a criança, pois além de lhe tirar a oportunidade de conhecer uma obra literária pertencente ao folclore mundial, também lhe tira a chance de um final justo. Para tornar concreto este estudo foi feita uma pesquisa através do método assembleia, onde as perguntas são lançadas ao grande grupo e as respostas vão sendo anotadas e tabuladas. Todo o trabalho foi feito na turma em que trabalho este ano. São 23 alunos em uma primeira série, com idade entre seis e sete anos, 13 meninas e 10 meninos. Todas as questões tinham como objetivo visualizar as preferências dos alunos em diversas modalidades de história: transmissão oral, por vídeo, Contos de Fadas e história atual. Chegando ao final das cinco semanas, que foi o tempo necessário para realizar a pesquisa, obtive os seguintes dados: se for exibido em filme, a preferência foi pela história atual; caso for contação oral, preferiram o Conto de Fadas; mas entre contação oral e filme, preferem assistir o filme. Pude então concluir que as crianças apreciam o Conto de Fadas na forma de transmissão oral, como afirmaram os autores, mas também apreciam histórias modernas de qualidade e as transmitidas através das tecnologias, com seus movimentos, cores e personagens animados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectConto de fadapt_BR
dc.subjectHora do contopt_BR
dc.subjectContador de históriaspt_BR
dc.titleA Importância dos Contos de Fadas : um estudo sobre as preferências das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000825092pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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