Repositório Digital

A- A A+

Análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã no período 1990-2010

.

Análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã no período 1990-2010

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã no período 1990-2010
Autor Spohr, Rodrigo Neujahr
Orientador Henkin, Helio
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Relações Internacionais.
Assunto Alemanha
Competitividade
Indústria automobilística
Internacionalização
Relações internacionais
[en] Competitiveness
[en] German automotive industry
[en] Internationalization
Resumo Este trabalho visa à análise da internacionalização e da competitividade da indústria automobilística alemã entre 1990 e 2010, no contexto da globalização e no acirramento da competição internacional. A hipótese é que a decisão estratégica de expansão internacional das montadoras, por meio do investimento direto externo (IDE), abertura de subsidiárias no exterior, fusões, aquisições, joint-ventures e parcerias, e a adaptação aos novos padrões de concorrência setorial teriam sido fundamentais para a manutenção da competitividade internacional desta indústria. Para isto, serão investigados o contexto em que a indústria se encontrava no início dos anos 1990, os desdobramentos da indústria automobilística mundial, além de analisar, especificamente, o caso de três empresas (Volkswagen, BMW e Daimler) e os resultados alcançados por elas.
Abstract This paper aims to analyze the internationalization and competitiveness of the German automotive industry in the time frame between 1990 and 2010, in the context of globalization and the intensification of international competitiveness. The hypothesis is that the German carmakers’ strategic decision of international expansion through foreign direct investment (FDI), the opening of subsidiaries abroad, mergers and acquisitions, joint ventures and partnerships, along with adapting to the new patterns of competition in their industry branch, led to the maintenance of their international competitiveness. To allow for this analysis, this paper will investigate the context in which the German automotive industry was located at the beginning of the 1990’s, the unfolding of the international automotive industry, and, moreover, the cases of three companies - Volkswagen, BMW and Daimler –and the results they achieved.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/40298
Arquivos Descrição Formato
000828041.pdf (1.151Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.