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A gestão por competência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão como mecanismo viável à qualidade dos serviços

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A gestão por competência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão como mecanismo viável à qualidade dos serviços

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Título A gestão por competência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Cubatão como mecanismo viável à qualidade dos serviços
Autor Bruno, Marcelo Silva
Orientador Orientador não informado
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão por competências
Processo de negociação
Qualidade em serviços
Resumo O presente artigo tem como objetivo geral verificar as possibilidades da adoção da gestão por competências em processos de negociação, mediante estudo no IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Cubatão. Com base no princípio da eficiência, instituído pela Emenda Constitucional nº 19 de 1998, para a pesquisa foram observados a noção de competência e o processo de negociação, sob o aspecto de participação no planejamento para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Outros objetivos, de caracteres específicos foram explorados no trabalho, tais como: descrição e análise da estrutura organizacional e decisória do IFSP/Cubatão; identificação da percepção dos servidores técnico-administrativos sobre a gestão por competências; e, após realizar entrevistas com esses funcionários, analisar suas respostas, tomando como referência a estrutura organizacional e decisória do IFSP/Cubatão e a teoria sobre gestão por competências. Para realização desse trabalho foram utilizados documentos oficiais, legislação e artigos científicos. Foi desenvolvida pesquisa de natureza qualitativa na Instituição de Ensino, onde foram consultados dez servidores técnico-administrativos, sendo os dados analisados pelo método interpretativo. Ressalta-se que, o Governo Federal vem disponibilizando recursos para capacitação dos servidores federais, de modo que tenham condições de aperfeiçoar a qualidade dos serviços, por meio da gestão que possibilite o desenvolvimento da capacidade de negociação na Administração Pública. Verifica-se que é complexo o processo de mudança para uma gestão baseada no desenvolvimento de competências voltadas à negociação, utilizando-se dos mecanismos constituídos legalmente para esse propósito. Constatou-se que essa nova estrutura decisória é desconhecida pela maioria dos servidores do Instituto, que poderiam se beneficiar mais dos seus mecanismos, caso conhecessem melhor o fluxo decisório da estrutura organizacional. Ainda que a Instituição tenha dado especial atenção à divulgação desses instrumentos de negociação, o processo de conhecimento pela comunidade escolar continua insuficiente. Outro fato verificado com as análises dos dados coletados foi que alguns funcionários têm, de forma equivocada, a idéia de ser possível tomarem decisões sem prévia apreciação e sem controle hierárquico. Com relação à Instituição, a partir da pesquisa, pretendeu-se conhecer suas metas no sentido de integrar os servidores no processo de aprimoramento dos conhecimentos, com o objetivo de superar as limitações existentes no cotidiano de cada servidor. No mesmo sentido foi analisado de que forma seriam disponibilizados os mecanismos para atingir esse propósito, quais as contribuições que o processo traria para o Campus Cubatão do IFSP, quais as instâncias de representação que possuem na sua essência caráter democráticos de decisão e as possibilidades de adoção desse processo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/40333
Arquivos Descrição Formato
000816830.pdf (417.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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