Digital Repository

A- A A+

A fala do aluno em situações de discurso acadêmico e as não-coincidências do dizer : uma abordagem enunciativa

DSpace/Manakin Repository

A fala do aluno em situações de discurso acadêmico e as não-coincidências do dizer : uma abordagem enunciativa

Show full item record

Statistics

Title A fala do aluno em situações de discurso acadêmico e as não-coincidências do dizer : uma abordagem enunciativa
Author Bernardes, Walkyria Wetter
Advisor Flores, Valdir do Nascimento
Date 2003
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Subject Análise do discurso
Discurso acadêmico
Teoria da enunciação
Abstract in Portuguese Este trabalho investiga, na fala do aluno em situações de discurso acadêmico, as figuras metaenunciativas da modalização autonímica que afloram nos quatro eixos das não-coincidências do dizer (interlocução, discurso com ele mesmo, palavras com as coisas, palavras com elas mesmas) e remetem às relações dialógicas do locutor com sua fala, do locutor com o alocutário e do locutor com a palavra do outro. Analisa, outrossim, essa modalidade de fala como variante do Discurso de Divulgação Científica. Aborda essas questões, buscando ancoragem no universo das Teorias da Enunciação, especificamente em Jacqueline Authier-Revuz, acessando dois exteriores teóricos: o dialogismo bakhtiniano e a releitura de Freud feita por Lacan a respeito do inconsciente. Investiga um corpus composto por dezessete horas de gravação em fitas de videocassete, com a participação de cento e trinta informantes, analisando oitenta dos trezentos e quarenta enunciados colhidos. Conclui que as formas relativas à modalização autonímica, ao se configurarem no campo das não-coincidências, revelam o tecido do processo enunciativo desse universo específico de fala como constitutivamente heterogêneo e dialógico.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/4096
Files Description Format View
000396817.pdf (1.035Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.