Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBombassaro, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.authorDeuner, Maria Bernadete Kleinkauffpt_BR
dc.date.accessioned2012-05-18T09:20:19Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49028pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta o relato de experiência desenvolvido com um Projeto de Aprendizagem (PA). É uma proposta pedagógica que tem o aluno como sujeito ativo da construção de seu conhecimento, ele parte do real interesse do aluno e não da necessidade da escola em desenvolver determinados conteúdos. É construído a partir de dúvidas ou curiosidades individuais ou coletivas que dão origem a temáticas as quais serão investigadas a fim de buscar elementos que ajudem a responder a questão de investigação. O mesmo foi realizado durante o estágio obrigatório com os alunos da primeira série do ensino fundamental de nove anos não alfabetizados em uma Escola da rede estadual de ensino em Sapiranga, Rio Grande do Sul. O objetivo desta escolha foi deter um olhar mais detalhado sobre os projetos de aprendizagem. Os benefícios do mesmo para o aluno e também quais as modificações que ocorreram durante a prática pedagógica. O Projeto de Aprendizagem (PA) coloca uma barreira entre o Ensino Tradicional onde o professor fala e o aluno escuta. O professor passa a ser mediador. Com as crianças ainda não alfabetizadas exige muito do professor, mas ajuda o aluno a construir seu conhecimento associado ao uso da tecnologia onde a pesquisa e o ensino estão relacionados. É importante ressaltar que o projeto deve respeitar a particularidade e a individualidade das características presentes em cada faixa etária. Por este motivo deve ser adaptado de acordo com a realidade de cada turma. A interação entre o aluno e o professor é de suma importância. Requer que ambos se tornem pesquisadores. Este projeto terminou com uma aula passeio inspirada em FREINET que abordou a relação das crianças com a natureza. Foi realizada no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (CEMEAM). Cabe destacar que outros Projetos de Aprendizagem serão desenvolvidos ao longo da caminhada como educador e que para enfrentar este desafio é preciso ousar, tentar e principalmente ter um novo olhar à prática pedagógica na busca de uma nova visão sobre o sentido da educação.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph reports the experience developed with a Learning Project (PA). It is a pedagogical system that has the student as an active subject of building his own knowledge; the project comes from the student's interest and not the school's needs on developing certain content. It is built from individual or collective questions and curiosities that give rise to issues which will be investigated in order to find elements that help answer the research question. The project was carried out during the obligatory internship with not literate nine years old students from first grade of a state public school at Sapiranga, Rio Grande do Sul. The purpose of this choice was to bring a closer analysis at the learning projects, its benefits to the student and also the changes that occurred during the teaching practice. The Learning Project (PA) places a barrier between the traditional way of teaching, where the teacher only speaks and students only listen. The teacher becomes a mediator. When children are still illiterate, it demands a lot of teachers, but also helps students to build their knowledge associated with the use of technology where research and teaching are related. It is important to highlight that the project must comply with the particularity and individuality of the characteristics shown in each age group, this is the reason why it be adapted according to the reality of each class. The interaction between the student and teacher is pretty important. It requires both to become researchers. This project ended with a tour lesson inspired by FREINET that addressed the relationship between children and nature. It was held at the Municipal Center for Environmental Studies from Sapiranga (CEMEAM). It is noteworthy that other Learning Projects will be developed along the way as an educator and that to meet this challenge we must dare, to try and first of all to take a new look to practice teaching looking for a new insight into the meaning of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudents are not literateen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLearning projecten
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectResearchen
dc.titleO desafio de desenvolver um projeto de aprendizagem com crianças não alfabetizadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826876pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples