Repositório Digital

A- A A+

O desafio de desenvolver um projeto de aprendizagem com crianças não alfabetizadas

.

O desafio de desenvolver um projeto de aprendizagem com crianças não alfabetizadas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O desafio de desenvolver um projeto de aprendizagem com crianças não alfabetizadas
Autor Deuner, Maria Bernadete Kleinkauff
Orientador Bombassaro, Luiz Carlos
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Analfabetismo
Projeto pedagógico
Relação professor-aluno
Tecnologia educacional
[en] Knowledge
[en] Learning project
[en] Research
[en] Students are not literate
[en] Technology
Resumo Esta monografia apresenta o relato de experiência desenvolvido com um Projeto de Aprendizagem (PA). É uma proposta pedagógica que tem o aluno como sujeito ativo da construção de seu conhecimento, ele parte do real interesse do aluno e não da necessidade da escola em desenvolver determinados conteúdos. É construído a partir de dúvidas ou curiosidades individuais ou coletivas que dão origem a temáticas as quais serão investigadas a fim de buscar elementos que ajudem a responder a questão de investigação. O mesmo foi realizado durante o estágio obrigatório com os alunos da primeira série do ensino fundamental de nove anos não alfabetizados em uma Escola da rede estadual de ensino em Sapiranga, Rio Grande do Sul. O objetivo desta escolha foi deter um olhar mais detalhado sobre os projetos de aprendizagem. Os benefícios do mesmo para o aluno e também quais as modificações que ocorreram durante a prática pedagógica. O Projeto de Aprendizagem (PA) coloca uma barreira entre o Ensino Tradicional onde o professor fala e o aluno escuta. O professor passa a ser mediador. Com as crianças ainda não alfabetizadas exige muito do professor, mas ajuda o aluno a construir seu conhecimento associado ao uso da tecnologia onde a pesquisa e o ensino estão relacionados. É importante ressaltar que o projeto deve respeitar a particularidade e a individualidade das características presentes em cada faixa etária. Por este motivo deve ser adaptado de acordo com a realidade de cada turma. A interação entre o aluno e o professor é de suma importância. Requer que ambos se tornem pesquisadores. Este projeto terminou com uma aula passeio inspirada em FREINET que abordou a relação das crianças com a natureza. Foi realizada no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (CEMEAM). Cabe destacar que outros Projetos de Aprendizagem serão desenvolvidos ao longo da caminhada como educador e que para enfrentar este desafio é preciso ousar, tentar e principalmente ter um novo olhar à prática pedagógica na busca de uma nova visão sobre o sentido da educação.
Abstract This monograph reports the experience developed with a Learning Project (PA). It is a pedagogical system that has the student as an active subject of building his own knowledge; the project comes from the student's interest and not the school's needs on developing certain content. It is built from individual or collective questions and curiosities that give rise to issues which will be investigated in order to find elements that help answer the research question. The project was carried out during the obligatory internship with not literate nine years old students from first grade of a state public school at Sapiranga, Rio Grande do Sul. The purpose of this choice was to bring a closer analysis at the learning projects, its benefits to the student and also the changes that occurred during the teaching practice. The Learning Project (PA) places a barrier between the traditional way of teaching, where the teacher only speaks and students only listen. The teacher becomes a mediator. When children are still illiterate, it demands a lot of teachers, but also helps students to build their knowledge associated with the use of technology where research and teaching are related. It is important to highlight that the project must comply with the particularity and individuality of the characteristics shown in each age group, this is the reason why it be adapted according to the reality of each class. The interaction between the student and teacher is pretty important. It requires both to become researchers. This project ended with a tour lesson inspired by FREINET that addressed the relationship between children and nature. It was held at the Municipal Center for Environmental Studies from Sapiranga (CEMEAM). It is noteworthy that other Learning Projects will be developed along the way as an educator and that to meet this challenge we must dare, to try and first of all to take a new look to practice teaching looking for a new insight into the meaning of education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49028
Arquivos Descrição Formato
000826876.pdf (340.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.