Repositório Digital

A- A A+

Pentatomídeos (Hemiptera: Heteroptera) no extremo sul da floresta ombrófila densa, Maquiné, RS, Brasil

.

Pentatomídeos (Hemiptera: Heteroptera) no extremo sul da floresta ombrófila densa, Maquiné, RS, Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pentatomídeos (Hemiptera: Heteroptera) no extremo sul da floresta ombrófila densa, Maquiné, RS, Brasil
Autor Bottega, Cristiane
Orientador Campos, Luiz Alexandre
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Maquiné (RS)
Pentatomidae
Resumo A diversidade de vegetação desempenha um papel importante na distribuição da fauna de artrópodos nos ambientes. Dentre os insetos, Pentatomidae (Hemiptera: Heteroptera) está entre as famílias consideradas como possíveis indicadoras da qualidade ambiental na Mata Atlântica. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a assembleia de Pentatomidae de três ambientes em diferentes estágios de regeneração na Floresta Ombrófila Densa e avaliar a diversidade das áreas de estudo. O estudo foi conduzido no município de Maquiné, RS (29°35’S 50°16’W GR). As amostragens foram realizadas em três campanhas de coleta, nos meses de dezembro de 2010, março e junho de 2011. Foram utilizadas seis trilhas na mata nativa, em três ambientes distintos: aberto, intermediário e fechado. O esforço amostral foi de doze horas por trilha, utilizando guarda-chuva entomológico. Em 72 horas de amostragens foram coletados 130 indivíduos, representando 32 espécies de pentatomídeos. O ambiente aberto apresentou maior abundância, riqueza e menor dominância, em relação aos demais. A análise SIMPER mostra que os principais os responsáveis pela dissimilaridade entre os ambientes são Cyrtocoris egeris, Mormidea notulifera, Euschistus (Lycipta) hansi, Podisus nigrispinus e Edessa davidi. O ambiente aberto apresenta assembleia de pentatomídeos distinta da observada nos ambientes fechado e intermediário. Mais estudos são necessários para se obter uma melhor caracterização da fauna de pentatomídeos desse bioma.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49209
Arquivos Descrição Formato
000829643.pdf (1.315Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.