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Instituto de Educação Josué de Castro : Paulo Freire e a "escola diferente"

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Instituto de Educação Josué de Castro : Paulo Freire e a "escola diferente"

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Título Instituto de Educação Josué de Castro : Paulo Freire e a "escola diferente"
Autor Andreatta, Marcelo de Faria Corrêa
Orientador Becker, Fernando
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação do campo
Educação rural
Freire, Paulo 1921-1997.
Instituto de Educação Josué de Castro.
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Rio Grande do Sul
Resumo O presente trabalho trata das experiências educativas desenvolvidas no Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), Escola de nível médio construída pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que se localiza em Veranópolis, Rio Grande do Sul. Tem por objetivo compreender o significado da expressão “escola diferente” – utilizada no contexto do “movimento por uma educação do campo” –, a partir da referência teórica fornecida pela pedagogia de Paulo Freire. Faz, inicialmente, uma contextualização histórica da sociedade brasileira e da criação do MST e do Setor de Educação desse Movimento. Propõe também uma discussão acerca do sujeito Sem Terra, de sua inserção consciente no processo histórico brasileiro. Aborda as categorias centrais do pensamento pedagógico de Paulo Freire, objetivando apresentar os elementos mais significativos de sua obra para a contemporaneidade. Além disso, faz algumas conexões com o chamado paradigma emergente, conforme proposto por Santos (1999). Discute sobre os espaços formativos construídos pelos integrantes do IEJC, visando à compreensão dos diversos momentos formativos. Busca analisar o cotidiano pedagógico do Instituto em suas mais variadas dimensões, não se limitando, exclusivamente, à análise da sala de aula. Conclui afirmando que o IEJC constitui-se, no panorama educacional contemporâneo, como um espaço educativo diferenciado, e que o pensamento pedagógico de Paulo Freire está presente, de forma substantiva, nas práticas educativas que ali se desenvolvem.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5046
Arquivos Descrição Formato
000509049.pdf (425.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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