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Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas

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Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas

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Título Uma compreensão sociológica do processo de alfabetização : comparando diferentes práticas
Autor Cardoso, Helen Rodrigues
Orientador Veit, Maria Helena Degani
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Alfabetização
Avaliação da aprendizagem
Bernstein, Basil, 1924-2000
Currículo
Ensino por ciclos
Ensino público
Ensino público estadual
Ensino público municipal
Porto Alegre (RS)
Prática pedagógica
Professor
Série escolar
Sociologia da educação
[en] Basil Bernstein
[en] Curriculum
[en] Literacy
[en] Pedagogical practice
[en] Public institutions
Resumo Este estudo analisa oito dimensões do currículo, da prática pedagógica e da avaliação, no ano letivo de 2004, em duas turmas de alfabetização de escolas públicas de Porto Alegre – uma Estadual e outra Municipal. O processo de alfabetização numa escola organizada por Séries é comparado com o realizado na escola organizada por Ciclos de Formação. Os resultados encontrados nestas duas práticas são comparados com os resultados obtidos numa prática de alfabetização investigada em 1984 (Veit, 1990), na mesma Escola Estadual. Esta investigação foi baseada na teoria do sociólogo Basil Bernstein (1996, 1998) e inspirada nas definições operacionais de uma pesquisa realizada em Lisboa por Morais et al. (1993). A comparação entre os três contextos educacionais apresentou diferenças acentuadas entre as ideologias de um e de outro sistema de ensino, sendo possível distinguir, na Escola Estadual, uma modalidade de Pedagogia Visível e, na Escola Municipal, uma Pedagogia Invisível.
Abstract This study analyzes eight dimensions of the curriculum, of the pedagogic practice and of the evaluation, in the school year of 2004, in two groups of literacy in Porto Alegre public schools’ - a State one and a Municipal one. The literacy process in one school system by “Series” is compared with one school organized by “Ciclos de Formação”. The results found in these two practices are compared with the results obtained in a literacy practice investigated in 1984 (Veit, 1990), in the same State School. This investigation was based upon sociologist Basil Bernstein's theory (1996, 1998) and inspired in the operational definitions of a research accomplished in Lisbon by Morais et al. (1993). The comparison among the three educational contexts presented strong differences between the ideologies of an and of the two different educational systems, being possible to distinguish, in the State School, a modality of Visible Pedagogy and, in the Municipal School, an Invisible Pedagogy.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5067
Arquivos Descrição Formato
000509402.pdf (791.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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