Repositório Digital

A- A A+

Processo decisório de compra de carne bovina na cidade de Porto Alegre

.

Processo decisório de compra de carne bovina na cidade de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Processo decisório de compra de carne bovina na cidade de Porto Alegre
Autor Barcellos, Marcia Dutra de
Orientador Callegaro, Carlos Alberto Martins
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Carne bovina
Comportamento do consumidor
Consumo
Decisão de compra
Marketing
Resumo Este trabalho teve como principal objetivo descrever o processo decisório de compra de consumidores de carne bovina na cidade de Porto Alegre, visando aprofundar o conhecimento sobre este elo da cadeia produtiva da carne bovina. O perfil e hábitos de compra e consumo dos entrevistados também foram descritos. Face às novas mudanças percebidas no ambiente mercadológico, os resultados obtidos foram tabulados pelas variáveis sóciodemográficas de sexo, idade, escolaridade, renda e tipo de domicílio, em virtude do melhor entendimento acerca das necessidades dos consumidores que tal segmentação permite. A pesquisa também gerou resultados referentes às motivações, ao nível de importância das informações, ao preço e à crenças e determinantes da escolha de carne bovina, importantes ao consumidor no momento da compra. Com relação ao processo decisório de compra, os resultados indicam que o consumidor adquire carne bovina principalmente porque gosta, decidindo sobre a compra tanto em casa quanto no ponto-devenda. A maioria dos entrevistados busca informações com o açougueiro, sendo que a data de validade é a informação mais importante para o consumidor. Na hora da compra, a maciez da carne é a característica esperada mais importante, sendo que os consumidores priorizam a limpeza do ambiente e do vendedor como características mais importantes do pontode- venda. A carne bovina foi considerada a mais saborosa entre sete alternativas e a segunda colocada em termos de quantidade de colesterol. Na decisão de compra, os entrevistados consideraram a carne bovina um produto caro e entre os fatores de escolha, existe a necessidade de visualização dos dois lados da bandeja de carne. Com relação à avaliação pós compra, a maioria dos entrevistados não volta a comprar o produto caso este não reúna os atributos desejados.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5188
Arquivos Descrição Formato
000422251.pdf (478.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.