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Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais

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Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais

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Título Simulação de segmentos rodoviários de pista simples com faixas adicionais
Autor Pecker, Caroline Cavagni
Orientador Cybis, Helena Beatriz Bettella
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Simulador de tráfego
Resumo Este trabalho apresenta o modelo de simulação microscópico, STIRO (Simulador de Tráfego Ininterrupto ROdoviário), desenvolvido para representar trechos de rodovias de pista simples em aclives com faixas adicionais para veículos lentos. STIRO foi utilizado permitir para avaliar as condições de tráfego sob diferentes alternativas de projeto e demanda. O comportamento dos veículos é representado pelos modelos de car-following e lane-changing. No STIRO, o modelo de car-following ainda incorpora uma restrição ao desempenho motriz baseado na relação entre massa e potência de cada categoria de veículo. O trabalho apresenta um estudo sobre diferenças entre as velocidades dos veículos pesados e automóveis e as melhorias proporcionadas pela implantação de faixas adicionais. Por fim, foi realizado um projeto de experimentos para determinar o efeito sobre a velocidade média de percurso dos veículos e ocupação média da via causado por fatores como inclinação da rampa, proporção de veículos pesados no fluxo de tráfego, extensão da rampa, e outras variáveis consideradas no modelo STIRO.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5262
Arquivos Descrição Formato
000423653.pdf (1.089Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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