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Concepções de escola elaboradas por estudantes de educação física

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Concepções de escola elaboradas por estudantes de educação física

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Título Concepções de escola elaboradas por estudantes de educação física
Autor Silveira, Pedro da Silva
Orientador Molina Neto, Vicente
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Formacao : Professores
Professor : educacao fisica
Projeto pedagógico
[es] Compresión de la escuela
[es] Educación física
[es] Escuela
[es] Estúdio de caso
[es] Formación inicial
Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender as concepções de escola que os estudantes do curso de licenciatura em educação física apreendem após a formação inicial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa é motivada pelas discussões acerca do currículo que a Escola de Educação Física (ESEF) vem realizando nos últimos anos. Nestas discussões, percebi que muito debatemos a presença do licenciado na escola, mas pouco sabemos do que os estudantes de educação física entendem por escola, isto é, quais as concepções que trazem ao entrar na universidade e quais concepções que levam desta ao final da etapa de formação inicial. O estudo conta, em um primeiro momento, com uma revisão bibliográfica acerca de concepção de escola, revisão esta que foi baseada em leituras críticas sobre a escola. Em um segundo momento, realizarei um trabalho de campo para levantamento de informações empíricas que dão conta de apontar respostas para o problema de investigação que sistematizamos na pergunta: qual a concepção de escola que estudantes formandos constroem após quatro anos de formação na ESEF? Este trabalho tem um cunho qualitativo predominantemente etnográfico, pois a coleta de informações se desenvolveu na forma de observação dos estudantes em disciplinas de Estágio Curricular e entrevistas semi-estruturadas. Com o objetivo de tentar entender as concepções de escola presentes no levantamento empírico, identificamos como a formação inicial influenciou nessa concepção. O processo analítico aponta que os licenciados ainda têm poucas disciplinas para debater escola dentro da ESEF. Assim, concluímos que a formação inicial destes professores não possibilita construir concepções de escola que avancem em relação ao senso comum ou à ideologia hegemônica.
Resumen El presente trabajo tiene el objetivo entender el diseño de escuela que los estudiantes del grado de licenciatura en educación física aprehenden después de su formación inicial en la Universidad Federal de rio Grande do Sul (UFRGS). La pesquisa es motivada por las discusiones acerca del currículo que la Escuela de Educación Física (ESEF) tiene realizando en los últimos años. En tales discusiones, pudo contatar que mucho discutimos la presencia del licenciado en la escuela, pero poco sabemos acerca del entendimiento de los estudiantes de educación física sobre la escuela, o sea, quales diseños traen cuando ingresan en la universidad y cuales diseños que llevan desta al final de la etapa de formación inicial. El estudio presenta, en el primer momento, con una revisión bibliográfica acerca de diseños de escuela, revisión esta que fue basada en lecturas críticas sobre la escuela. En el segundo momento, realizé un trabajo de campo para recompilación de informaciones empíricas que le dan cuenta de mostrar respuestas al problema de investigación que sistematizamos el la pregunta: cual diseño de escuela que estudiantes graduados llevan después de cuatro años de formación en ESEF? El presente trabajo tiene caracter cualitativo predominantemiente etnográfico, pués la recompilación de informaciones fue desenvolvida en la observación de los estudiantes en signaturas de experiencia curricular y entrevistas semiestructuradas. Con el objetivo de ententar entender los diseños de escuela presentes en la recompilación empírica, identificamos como la formación inicial influenció en tal disenõ. Las entrevistas que realizamos mestran que aún existe mucha incertitumbre acerca de la separación de los grados y que los estudiantes del grado de formación de profesores aún tienen pocas signaturas para discutir escuela en la ESEF. Así, concluyemos que la formación inicial de estos profesores no presenta diseños de escuela que avanzen acerca del sentido común o a la ideologia hegemónica.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/53116
Arquivos Descrição Formato
000852849.pdf (283.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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