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dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorVaz, Cristiani Rigottipt_BR
dc.date.accessioned2012-08-24T01:39:45Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54439pt_BR
dc.description.abstractNo processo de ensino e aprendizagem muitos desafios são enfrentados por professores e alunos. Formular relações que sejam claras e relacionadas ao cotidiano do aluno facilita para ambos a passagem por esse processo. Para descobrir se isso é realizado pelos professores, e se os alunos estão aprendendo essas relações, foi definida a realização deste trabalho focando principalmente nos conceitos macro e micro que permeiam rotineiramente as aulas de Biologia nas escolas. Para que fosse possível esta observação, questionários foram elaborados para alunos e professores, aplicados em escolas de três esferas da educação: estadual, federal e rede privada. Os professores são todos da área de Ciências e Biologia e os alunos pertenciam ao terceiro ano do Ensino Médio, tendo sido escolhidos aleatoriamente. A partir da análise dos questionários respondidos, foi possível observar que a condição de trabalho dos professores influencia no modo de agir deles em sala de aula. Professores com melhores condições mostraram-se mais motivados. Constatou-se que a maioria dos entrevistados inicia o conteúdo pelo nível micro, com desenvolvimento posterior em direção ao macro. Porém os alunos manifestaram compreender melhor o conteúdo quando iniciado pelos conceitos de nível macro, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio recomendam que seja feito, visando que os estudantes entendam o todo e a partir dele formulem as relações até atingirem o entendimento dos conceitos micro. Pontua-se que essa abordagem seja fruto dos conhecimentos acadêmicos, uma vez que durante a graduação, existe uma opção de dar inicio aos conteúdos pelo nível micro já que existe a ideia implícita de que os alunos já estão aptos para realizar as relações entre os conteúdos. Como os livros didáticos são elaborados seguindo essa mesma configuração, os professores seguem instintivamente essa mesma metodologia em sala de aula, visto que muitos utilizam o livro didático como material de apoio exclusivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleDo macro ao micro : ensinando e aprendendo os conceitos biológicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855858pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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