Repositório Digital

A- A A+

Estratégias de reprodução socioeconômica dos agricultores familiares do município de Quarai/RS

.

Estratégias de reprodução socioeconômica dos agricultores familiares do município de Quarai/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estratégias de reprodução socioeconômica dos agricultores familiares do município de Quarai/RS
Autor Crixel, Gari Bibiano da Rosa
Orientador Miguel, Lovois de Andrade
Co-orientador Silva, Camila Vieira da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Desenvolvimento rural
Estratégia
Quaraí (RS)
Sistemas de produção
[es] Estrategias
[es] Sistemas de producción
Resumo A campanha gaúcha tem sido equivocadamente considerada apenas como a região onde predomina as grandes propriedades com pouca ou quase nenhuma representatividade da agricultura familiar. Porém, na realidade, observa-se uma nova dinâmica territorial promovida pelo predomínio de pequenas propriedades que praticam a agricultura familiar. Com o intuito de compreender como os agricultores familiares estão operando em uma região ainda influenciada pelas grandes propriedades, baseadas na pecuária extensiva e na orizicultura, o estudo enfocou os agricultores familiares do município de Quarai/RS, localizado geograficamente no oeste do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo central deste trabalho é analisar de que maneira as unidades de produção familiares da região de Quarai estão adequando às atividades de produção a fim de assegurar sua reprodução socioeconômica. Os procedimentos metodológicos adotados para operacionalização da pesquisa foi o método de análise - diagnostico de sistemas agrários (ADSA) que especificamente visa estudar e compreender a realidade sócia econômica de uma determinada região. Num primeiro momento foram obtidas informações históricas que possibilitaram a compreensão da origem e evolução da agricultura familiar no município de Quarai. Posteriormente delimitou-se a localidade do Areal por ser uma região do municipio onde predominam unidades de produção agrícolas familiares. Na localidade do Areal foi realizada uma tipologia dos agricultores. Desta forma foi possível identificar dois tipos de agricultores familiares. O primeiro tipo identificado é constituído de agricultores que possuem em suas unidades um nível tecnológico médio, atividades agrícolas diversificadas e apresentam como racionalidade a produção direcionada principalmente para o mercado, este tipo de agricultor foi denominado agricultores familiares de mercado. O segundo tipo identificado é constituído por agricultores que possuem pequenas áreas onde são cultivadas as chácaras e criados animais, nestas propriedades há predominância da lógica familiar da produção com mínima tecnologia, objetivando a subsistência da família, sendo denominados agricultores familiares de subsistência. As conclusões apontam que os agricultores familiares estão assegurando a sua reprodução socioeconômica, através da diversificação e da combinação de atividades agrícolas, relacionadas a cultivos e criação de animais. Desta forma não somente é ampliada a quantidade de produtos comercializáveis, mas também a garantia de alimentos para o autoconsumo.
Resumen La campaña gaucha tiene sido equivocadamente considerada solamente como la región donde predomina las grandes propiedades con poca o casi ninguna representatividad de la agricultura familiar, pero, en la realidad observase una nueva dinámica territorial promovida por el predominio de pequeñas propiedades que practican la agricultura familiar. Con el intento de comprender como los agricultores familiares están operando en una región todavía influenciada por las grandes propiedades, basadas en la ganadería extensiva y en el cultivo del arroz, el estudio enfocó los agricultores familiares del município de Quarai/RS, localizado geográficamente en el oeste del estado del Rio Grande del Sur. El objetivo central de esto trabajo es analizar de que manera las unidad es de producción familiares de la región de Quarai están adecuando las actividades de producción con el fin de asegurar su reproducción socioeconómica. Los procedimientos metodológicos adoptados para operacionalización de la pesquisa fue el método de análisis – diagnóstico de sistemas agrarios (ADSA) que específicamente visa estudiar y comprender la realidad socioeconómica de una determinada región. En un primero momento fueron obtenidas informaciones históricas que posibilitaron la comprensión del origen y evolución de la agricultura familiar en el município de Quarai. Posteriormente delimitase la localidad del Areal por ser una región del município donde predominan unidades de producción agrícolas familiares. En la localidad del Areal fue realizada una tipología de los agricultores. De esta forma fue posible identificar dos tipos de agricultores familiares. El primero tipo identificado es constituido de agricultores que poseen en sus unidades un nível tecnológico medio, actividades agrícolas diversificadas y presentan como racionalidad la producción direccionada principalmente para el mercado, este tipo de agricultor fue denominado agricultores familiares del mercado. El segundo tipo identificado es constituido por agricultores que poseen pequeñas áreas donde son cultivadas las fincas y criados animales, en estas propiedades hay predominancia de la lógica familiar de producción con mínima tecnología, objetivando la subsistencia. Las conclusiones apuntan que los agricultores familiares están asegurando la suya reproducción socioeconómica, a través de la diversificación y de la combinación de actividades agrícolas, relacionadas a cultivos y crías de animales. De esta forma no solamente es ampliada la cantidad de productos comercializables, pero también la garantía de alimentos para la subsistencia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54680
Arquivos Descrição Formato
000855494.pdf (2.664Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.