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dc.contributor.advisorHoppen, Carlospt_BR
dc.contributor.authorSilveira Filho, Jairo Luizpt_BR
dc.date.accessioned2012-09-01T01:37:15Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54861pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analisamos as dificuldades envolvidas na aprendizagem do infinito relacionando-as com a evolução desse conceito ao longo da história. Para isso, propomos uma experiência didática inspirada na pesquisa de Fischbein, Hess e Tirosh, "The intuition of infinity" (1979), testada com alunos de Ensino Médio. Fundamentamos nossas observações e conclusões a partir da concepção de "modelo tácito" (tacit model) de Fischbein, estabelecendo relações com a perspectiva bachelardiana dos "obstáculos epistemológicos". Diante das dificuldades observadas, tanto na revisão histórica quando em sala de aula, consideramos a influência da intuição e da imaginação nos equívocos e sucessos obtidos nas diversas tentativas de entender e explicar esse conceito.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfinitopt_BR
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.titleA intuição e a imaginação na aprendizagem do infinitopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000856456pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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