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O jogo de cena de Eduardo Coutinho : entre a estrutura e o acontecimento

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O jogo de cena de Eduardo Coutinho : entre a estrutura e o acontecimento

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Título O jogo de cena de Eduardo Coutinho : entre a estrutura e o acontecimento
Autor Diniz, Felipe Maciel Xavier
Orientador Silva, Alexandre Rocha da
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Coutinho, Eduardo
Filme documentário
Linguagem cinematográfica
[en] Cinema
[en] Event
[en] Play
Resumo Esta pesquisa visa problematizar o jogo de cena nos filmes de Eduardo Coutinho. A partir de observação empírica e pesquisa bibliográfica, reflete sobre as ações que constituem o fazer cinematográfico do diretor. Desta maneira, os conceitos de jogo, encenação, fabulação e acontecimento são apresentados para sustentar a análise dos procedimentos técnicos, estéticos e discursivos utilizados por Coutinho. Os filmes do diretor expressam um paradoxo: são, a um tempo, constituídos pela estrutura cinematográfica, com suas regras e modelos de referência, e engendrados pelos acontecimentos, muitas vezes frutos do acaso (embora não possam ser reduzidos ao imprevisível). Por este prisma, a prática cinematográfica é concebida como um jogo, experimentado entre os diversos corpos que compõem o fílmico, no qual o cinema é pensado como potência e não como modelo, em que os sentidos vão sendo agenciados por diferentes ações desconstrutivas realizadas por procedimentos de inversões contínuas, que por sua vez, levam à indiscernibilidade, ou seja, à máxima potência (múltipla) do sentido.
Abstract This research aims to call into question the “scene play” within the films of Eduardo Coutinho. As from empirical observation and bibliographical research, the work reflects about the actions which constitute director’s film making. Thus, the concepts of play, mise-enscène, fabulation and event are presented to support the analysis of the technical, aesthetic and discursive procedures adopted by Coutinho. His films express a paradox: they are composed by a cinematographic structure, with its rules and reference patterns, and are concurrently engendered by events, many times caused by chance (although they cannot be reduced to unpredictable). From this angle, cinematographic practice is conceived as a game, experienced within the various bodies which constitute the filmic, in which cinema is thought as potency and not as a model, and senses are arranged through different destructive actions by continuous inversion procedures, which, for its part, lead to indiscernibility, that is, to maximum (multiple) potency of sense.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/55341
Arquivos Descrição Formato
000852558.pdf (718.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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