Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de equipamento para confecção de modelos

.

Desenvolvimento de equipamento para confecção de modelos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de equipamento para confecção de modelos
Autor Silvera, Gabriel Altenhofen
Orientador Silva, Fábio Pinto da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Assunto Design de produto
Escritórios de design
Modelagem tridimensional
Protótipo
[en] Design office
[en] Milling
[en] Product design
[en] Prototypes
[en] Tridimensional models
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo o projeto de um equipamento para a confecção de modelos físicos de representação para o uso no processo de desenvolvimento de produtos. Em um primero momento, a pesquisa de contextualização levou à identificação dos escritórios de design de produto como público-alvo principal. Foram levantadas as necessidades deste público, através de pesquisa bibliográfica, visitas técnicas, entrevistas com designers e um questionário online que, com a utilização de ferramentas do desdobramento da função qualidade (QFD), culminou no planejamento da qualidade desejada para o projeto. Então, selecionou-se uma das tecnologias existentes estudadas para a confecção de modelos - que fosse apropriada ao ambiente de escritórios -, no caso, o fresamento; a partir do qual desenvolve-se o projeto preliminar do produto em questão. Leva-se em conta os requisitos do usuário no mesmo peso em que se considera o ambiente de inserção final do produto, como local de trabalho; os quais requerem diversos atributos ligados ao conforto e facilidade de uso. A resolução do problema de projeto apresenta um equipamento de prototipagem por fresamento para uso em escritórios de design, que tenham por objetivo o uso de modelos de estudo formal e funcional, com o objetivo final de que essas ferramentas de projeto assegurem qualidade, fidelidade e racionalidade ao designer e ao usuário final.
Abstract This Course Graduation Project aims to design a prototype manufacturing apparatus for use in the product development process. In the first module, a contextualization research led to the identification of product design offices as primary target customers. Were then gathered these customers’ needs, through literature, technical visits, interviews with designers and an online survey, and then were used some tools from quality function deployment (QFD) to plan the desired quality for the project. After that, one of existing technology for making models was selected - which were considered appropriate to the office environment - in the case, milling, from which develops the preliminary design of this product. It takes into account user requirements at the same weight when one considers the environment insertion of the final product, such as the workplace, requiring several attributes related to comfort and ease of use. Solving the design problem presents a milling equipment for design offices, which use this technology to generate models to formal and functional studies, the ultimate goal of these design tools are to ensure quality, dependability and rationality to the designer and the end user.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/55500
Arquivos Descrição Formato
000857963.pdf (20.48Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.