Repositório Digital

A- A A+

Ensino a distância e formação profissional

.

Ensino a distância e formação profissional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino a distância e formação profissional
Autor Guizzo, Michele Alda Rosso
Orientador Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Aprendizagem
Ensino à distância
Ensino presencial
Informática : Educação
Resumo O simples emprego de recursos computacionais em projetos de EAD não garante o sucesso do aprendizado ou do treinamento, é necessário compreender quais as variáveis que participam do processo e como podem ser promovidas adaptações que auxiliem o desenvolvimento do aluno e a sua participação neste ambiente. A proposta para este trabalho é realizar a experiência de um curso, de modo a utilizar neste curso os modelos de ensino presencial e a distância. Os alunos serão divididos em duas turmas homogêneas, e o primeiro módulo será apresentado a uma das turmas a distância e a outra turma presencialmente. O segundo módulo do curso será apresentado presencialmente a turma que assistiu o primeiro módulo a distância, e será apresentado a distância a turma que assistiu o primeiro módulo presencialmente. As turmas serão avaliadas ao final de cada módulo, e também devem responder a um pós-questionário avaliando alguns aspectos da experiência. O objetivo deste trabalho é identificar variáveis do modelo de ensino presencial e a distância, para comparação posterior das características dos alunos, que apresentaram desempenhos diferentes em cada uma destas modalidades. As análises dos resultados deste estudo de caso pretendem identificar características que pressupõe um melhor desempenho dos alunos no modelo de ensino presencial ou no modelo de ensino a distância. A hipótese de pesquisa apresentada foi: “É possível identificar, em um ambiente de ensino técnico, as pessoas mais adaptadas ao ensino presencial e aquelas mais adaptadas ao EAD”. Para obter os dados necessários à validação da hipótese de pesquisa foi planejada uma experiência com um protocolo experimental rigoroso.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5599
Arquivos Descrição Formato
000472870.pdf (3.192Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.