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A literatura rumo a si mesma : Roberto Bolaño e Enrique Vila-Matas

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A literatura rumo a si mesma : Roberto Bolaño e Enrique Vila-Matas

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Título A literatura rumo a si mesma : Roberto Bolaño e Enrique Vila-Matas
Autor Xerxenesky, Antônio Carlos Silveira
Orientador Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Bolaño, Roberto 1953-2003
Literatura catalã
Literatura chilena
Literatura comparada
Literatura contemporânea
Metaliteratura
Vila-Matas, Enrique 1948-
[es] Catálogo de escritores
[es] Literatura contemporánea
[es] Literatura hispanohablante
[es] Metaliteratura
Resumo Este trabalho estuda, seguindo as diretrizes da literatura comparada, as obras Bartleby y compañía, do escritor catalão Enrique Vila-Matas (1948), e La literatura nazi en América, do autor chileno Roberto Bolaño (1953 – 2003). Trata-se de romances contemporâneos de língua espanhola que utilizam recursos metaliterários para compor um catálogo de escritores – falsos e fictícios – à margem do cânone oficial. Partindo deste ponto de contato, é feito um estudo comparativo que busca ressaltar as propostas estéticas e políticas sugeridas pelos narradores, usando como principais referências teóricas as obras de Jacques Rancière, Peter Sloterdijk, Theodor Adorno e Fredric Jameson. A partir daí, elabora-se uma reflexão acerca do fazer literário na contemporaneidade e da importância e significado de uma literatura “rumo a si mesma”, que procura, dentro da ficção (e a partir dela), construir um pensamento sobre a própria ficção, isto é, sobre os limites e funções da literatura.
Resumen Este estudio, bajo las directrices de la literatura comparada, busca poner en diálogo las obras Bartleby y compañía, del catalán Enrique Vila-Matas (1948), y La literatura nazi en América, del chileno Roberto Bolaño (1953 – 2003). Se tratan de novelas contemporáneas de lengua española que utilizan recursos metaliterarios para componer un catálogo de escritores – falsos y ficcionales – que están ubicados al borde del canon oficial. Desde este punto de contacto, se realiza un análisis comparativo que intenta señalar las propuestas estéticas y políticas sugeridas por los narradores. Para esto, se utiliza, como principales referencias teóricas, las obras de Jacques Rancière, Peter Sloterdijk, Theodor Adorno e Fredric Jameson. A partir de esto, se elabora una reflexión acerca del arte literario en la contemporaneidad y de la importancia y significado de una literatura que va “hacia sí misma”, que busca, dentro de la ficción (y a partir de ella), construir un pensamiento acerca de la propia ficción, o sea, acerca de los limites y funciones de la literatura.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56020
Arquivos Descrição Formato
000858637.pdf (378.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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