Repositório Digital

A- A A+

Camelôs e a nova configuração socio-espacial : o Centro Popular de Compras

.

Camelôs e a nova configuração socio-espacial : o Centro Popular de Compras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Camelôs e a nova configuração socio-espacial : o Centro Popular de Compras
Autor Cardozo, Rafael Rocha
Orientador Damo, Arlei Sander
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Antropologia social
Camelô
Camelódromo
Identidade profissional
Lojista
Porto Alegre (RS)
Resumo Este pesquisa analisa a reconfiguração sócio-espacial vivenciada pelos comerciantes transferidos da rua para o Centro Popular de Compras de Porto Alegre/RS. O espaço foi construído através de uma Parceria Público Privada (PPP) e faz parte do projeto de revitalização do centro da capital. O trabalho segue um protocolo qualitativo, no qual busca-se privilegiar como método a etnografia, utilizando a observação participante e entrevistas como principais recursos metodológicos. Com o objetivo de abrigar 800 comerciantes, o “camelódromo”, como é chamado popularmente, reorganiza o universo dos ex-camelôs, tanto em sua configuração espacial, quanto social, imprimindo novas estruturas, até certo ponto, estranhas a estes sujeitos. Atualmente, após o período inicial repleto de conflitos entre administração e comerciantes, o shopping popular passou a se constituir como empreendimento de sucesso econômico, tanto para a empresa responsável pela administração, quanto para os comerciantes que conseguem se manter no local. As estratégias e arranjos que são encontrados pelos comerciantes para exercer suas atividades no novo contexto mesclam características atribuídas ao novo lojista (categoria incentivada pela administração do shopping popular) e ao antigo camelô (categoria extinta das ruas), identidades que estão em constante negociação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56148
Arquivos Descrição Formato
000860011.pdf (643.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.