Repositório Digital

A- A A+

Lazer e trabalho : meio ou fim?

.

Lazer e trabalho : meio ou fim?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Lazer e trabalho : meio ou fim?
Autor Chaves, Luís Olavo Melo
Orientador Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Ergonomia
Lazer
Qualidade de vida no trabalho
Resumo Esta dissertação levantou a produção teórica disponível no Brasil a respeito de ocupação do tempo livre. Verificou as implicações deste conceito com o conceito de lazer e a organização do trabalho. A concepção de lazer de um conjunto de trabalhadores do Poder Judiciário, associada ao modo de ocupação de seu tempo disponível ao lazer, serviu de apoio à reflexão conceitual entre prazer no trabalho e sofrimento no trabalho. Foram classificadas as atividades de lazer dessa população em quatro categorias: atividades físicas, atividades sociais, atividades de produção e atividades de expectador. A representação do trabalho como prazer serviu de suporte para análise estatística descritiva de parcela da população, onde foram encontrados nexos entre conteúdo do trabalho e classificação do lazer. Em resposta a questionário, a população apresentou maiores índices de dor ou desconforto no trabalho do que no lazer.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5625
Arquivos Descrição Formato
000517791.pdf (853.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.