Repositório Digital

A- A A+

A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos

.

A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A leitura “viva” : práticas de leitura na EJA e o impacto nos educandos
Autor Guilhão, Aline Moroso
Orientador Cunha, Aline Lemos da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Formação
Leitor
Leitura
Resumo O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta uma reflexão a cerca das práticas de leitura na EJA. Tal proposta se efetivou a partir da análise dos registros referentes ao período de estágio curricular obrigatório e da avaliação dos educandos sobre o mesmo, abordando a seguinte questão: Quais as possibilidades didáticas para a formação de leitores em turmas de EJA nas totalidades iniciais e qual o impacto destas práticas nos educandos? As principais referências deste trabalho foram: Paulo Freire, Marisa Lajolo, Claudia Vóvio, Leda Tfouni, dentre outros. Já no período de observações, que compuseram o estágio, percebi que as práticas de leitura na turma se restringiam as visitas à biblioteca. Na sala de aula a professora titular priorizava atividades matemáticas e preenchimento de lacunas em frases. A elaboração do planejamento para a prática pedagógica do estágio já possibilitou um exercício de pesquisa, no sentido de refletir a importância da leitura na sala de aula para estudantes jovens e adultos. Sendo assim, foram realizados estudos sobre a formação dos leitores no Brasil, sobre a educação popular e as práticas de leitura na EJA. Partindo das atividades que foram mais significativas durante a prática e analisando as avaliações escritas realizadas pelos educandos sobre elas, foram elencadas três categorias de análise: práticas de leitura inovadoras na EJA, diálogo na sala de aula promovendo a formação de leitores e a não neutralidade do fazer docente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56386
Arquivos Descrição Formato
000858998.pdf (5.855Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.