Repositório Digital

A- A A+

Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade

.

Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Por que ir à escola? : Compreendendo a escola na contemporaneidade
Autor Foragi, Carolina Vilanova
Orientador Hickmann, Roseli Inês
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Comunidade escolar
Contemporaneidade
Ensino fundamental
Escola
Resumo O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada numa escola pública municipal situada em Alvorada/RS, e teve como objetivo identificar as percepções de pais, alunos e professoras sobre a escola na contemporaneidade. Os dados foram obtidos através de questionários com pais, professoras e alunos do 5º ano e de conversas gravadas com alunos do 1º ano. A problematização dos dados contou com o aporte teórico de autores como B. Charlot, J. Dayrell e M. L. Xavier. Com relação ao pensamento dos pais, foi possível perceber a valorização da instituição escolar como um espaço tanto de aprendizagens dos conhecimentos sistematizados, quanto um local de socialização e de continuidade dos ensinamentos iniciados na família. Também apareceu a ideia da escola ser fundamental para uma futura inserção no mundo do trabalho, no sentido de que sejam “alguém na vida”. Quanto aos alunos de 1º e 5º ano, percebeu-se um reconhecimento da relevância da escola como um espaço em que se vai para aprender. Enquanto os alunos do 1º ano expressaram o seu gosto pela escola e por aprender os conteúdos escolares, os alunos do 5º ano manifestaram a sua preferência por atividades realizadas fora da sala de aula, afirmando o lugar da escola como um espaço sociocultural. Para as professoras, a escola encontra-se atravessada por tensões e dilemas com relação aos seus propósitos, que se complexificaram diante das demandas da sociedade atual.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56387
Arquivos Descrição Formato
000859006.pdf (741.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.