Repositório Digital

A- A A+

Expressão imuno-histoquímica das proteínas VEGF e HER-2 em biópsias de osteossarcoma

.

Expressão imuno-histoquímica das proteínas VEGF e HER-2 em biópsias de osteossarcoma

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Expressão imuno-histoquímica das proteínas VEGF e HER-2 em biópsias de osteossarcoma
Autor Becker, Ricardo Gehrke
Orientador Galia, Carlos Roberto
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Cirúrgicas.
Assunto Fator A de crescimento do endotélio vascular
Imunoistoquímica
Osteossarcoma
Receptor do fator de crescimento epidérmico
Resumo Introdução: Osteossarcoma é um tipo de câncer ósseo agressivo encontrado geralmente em jovens. VEGF e HER-2 têm sido utilizados em diversos tipos de tumores como possíveis marcadores de imuno-histoquímica relacionados ao prognóstico; no entanto, estudos realizados em osteossarcomas ainda apresentam resultados contraditórios. Objetivos: Identificar a prevalência de HER-2 e do fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF) em biópsias de osteossarcoma e correlacioná-los com possíveis fatores de prognóstico. Métodos: Estudo retrospectivo realizado no Hospital de Câncer de Barretos-SP incluindo 27 biópsias de osteossarcoma imuno-histoquimicamente coradas para VEGF e HER- 2. Características clínico-patológicas foram coletadas dos prontuários médicos dos pacientes para correlação com marcadores. Resultados: Em 27 biópsias, quatro foram superexpressas para VEGF e três para HER-2. Dois terços dos pacientes eram não metastáticos. Quase todos pacientes com VEGF superexpresso apresentaram metástases. A superexpressão para HER-2 apresentou relação inversa à presença de metástases. Não houve associação significativa entre os marcadores e o prognóstico. Conclusão: Identificamos baixa prevalência de VEGF e HER-2 na amostra. Não houve associação significativa entre superexpressão dos marcadores e características clínicopatológicas. A ampliação da amostra e do tempo de seguimento, além do emprego de novas técnicas laboratoriais pode determinar a real expressão de VEGF e HER-2 e seu papel em osteossarcomas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56620
Arquivos Descrição Formato
000861568.pdf (770.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.