Navegação Informática na Educação por Assunto "Matemática"
Resultados 1-20 de 24
-
A aplicação de modelos matemáticos em situações-problema empresariais, com uso do software LINDO
(2009) [Tese]Esta tese tem por objetivo mostrar a possibilidade de observação da existência da aprendizagem significativa a partir do uso de modelos matemáticos quando os alunos do curso de administração equacionam situações-problema ... -
Atividades digitais e a construção dos conceitos de proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
(2010) [Tese]Nesta tese, foi desenvolvida uma investigação, utilizando, principalmente, atividades digitais relacionadas com a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A base para analisar as construções conceituais dos alunos ... -
A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância : uma proposta de articulação curricular
(2015) [Tese]A autorregulação é um dos vários elementos considerados essenciais no processo de aprendizagem, pode-se afirmar que um aluno autorregulado em sua aprendizagem é aquele que aprendeu a planejar, controlar e avaliar seus ... -
Avaliação do estado de interesse e do estado de fluxo por meio de jogos digitais educacionais no ensino da matemática
(2019) [Tese]Uma questão fundamental da área educacional envolve o interesse do estudante. O interesse associa-se a sentimentos positivos sobre o objeto e pode ser desencadeado por meio de jogos digitais educacionais que exploram a ... -
Cadeias de Markov e modelagem matemática : da abstração pseudo-empírica à abstração refletida com uso de objetos virtuais
(2015) [Tese]Esta tese procura apresentar as contribuições da informática na construção de conceitos matemáticos. A partir de situações-problema e através de sequências de atividades, a proposta consistiu em desafiar os sujeitos ... -
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática
(2019) [Tese]A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo ... -
Comunicação e aprendizagem matemática on-line : um estudo com o editor científico ROODA exata
(2009) [Tese]Este trabalho discute as possibilidades de comunicação e aprendizagem de Matemática em ambientes virtuais de aprendizagem. Para que esses processos ocorram, são necessárias ferramentas que possibilitem a utilização de ... -
Construção de funções em matemática com o uso de objetos de aprendizagem no ensino médio noturno
(2007) [Tese]Este estudo tem como foco o processo de aprendizagem que ocorre no desenvolvimento do currículo de matemática no ensino médio noturno, com suas dificuldades estruturais, físicas e humanas. Como os planos de estudo de cada ... -
O desenvolvimento do raciocínio condicional a partir do uso de teste no squeak etoys
(2016) [Tese]A presente tese apresenta uma investigação acerca do desenvolvimento do raciocínio condicional, considerado um componente chave do pensamento lógico-dedutivo, em crianças e adolescentes que participaram de uma experiência ... -
O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos
(2004) [Tese]Este estudo discute a possibilidade do emprego de ambientes computacionais de aprendizagem para a educação matemática de graduandos universitários. Além da organização do conteúdo matemático de Cálculo Diferencial e Integral ... -
A equilibração dos processos cognitivos na aprendizagem de matemática no ambiente do Mecam
(2004) [Tese]Esta tese analisa os efeitos na aprendizagem, a partir de uma proposta pedagógica que integra uma metodologia de intervenção apoiada por recursos tecnológicos. A proposta pedagógica é implementada em ambiente virtual de ... -
Espaço de aprendizagem digital da matemática : o aprender a aprender por cooperação
(2012) [Tese]Esta pesquisa tem como questão central analisar e compreender o processo de aprendizagem cooperativa dos conceitos de Matemática no espaço de aprendizagem digital. Define-se espaço de aprendizagem digital no contexto da ... -
Estratégias de mediação para o ensino de matemática com objetos de aprendizagem acessiveis : um estudo de caso com alunos com deficiencia visual
(2012) [Tese]Nas últimas décadas, a Política Nacional de Inclusão na Educação tem se orientado no sentido de garantir o acesso à educação a contingentes cada vez maiores da população do país, de forma que todos os alunos, em formação, ... -
A formação continuada de professores de matemática : uma inserção tecnológica da plataforma khan academy na prática docente
(2015) [Tese]Com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, em especial a inclusão dos laptops e da internet, a formação continuada de professores constitui-se como uma das principais ações das ... -
Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
(2015) [Tese]Este estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a ... -
Geometria dinâmica e gênese instrumental : processo de abstração reflexionante
(2020) [Tese]Na década de oitenta surgiram os ambientes de Geometria Dinâmica (GD) com a ideia de proporcionar a criação de construções geométricas estabelecidas por relações matemáticas. Com a disponibilização da GD iniciaram-se ... -
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
(2011) [Tese]Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento ... -
M-learnmat : modelo pedagógico para atividades de m-learning em matemática
(2011) [Tese]M-learning (mobile learning) é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis podem contribuir para a aprendizagem. Na presente tese é proposto o M-learnMat, um modelo pedagógico para atividades de m-learning ... -
Pensamento computacional para professores de matemática : pensar-com abstrações reflexionantes
(2023) [Tese]A definição de Pensamento Computacional é um conceito em construção. Diversos autores definem o conceito sob diferentes perspectivas, o que resulta em práticas mais voltadas à programação, à resolução de problemas, ou ... -
O processo da construção do conceito matemático de limite pelo aprendiz com utilização de objetos digitais
(2008) [Tese]O conceito de limite é a base para qualquer aluno de um curso superior que faça a disciplina de cálculo, portanto deveria haver uma ênfase especial na sua aprendizagem por parte de professores e alunos. Na sala de aula a ...