Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Rosângela de Fátima Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Paula Tatiane dept_BR
dc.date.accessioned2012-12-06T01:42:31Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61766pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo caracterizar de que forma gênero e maternidade são representados no filme Zuzu Angel (2006), de modo a constituir uma prática materna. Mais especificadamente, perceber quais pedagogias de gênero e maternidade entram em cena durante a película. A metodologia adotada para desenvolver esta pesquisa é a análise textual, pela qual se adotam os pressupostos das teorizações culturais contemporâneas. A seleção das cenas foi feita inspirada nos recursos teórico-metodológicos oriundos dos estudos de mídia, mais precisamente nos apontamentos sobre etnografia de tela. O cinema, aqui, vai além de arte e comunicação; é um produto cultural produzido por práticas sociais e, por isso, atravessado de significados. A partir do movimento da tela, o cinema, como artefato da cultura, vai produzindo, ressignificando e visibilizando representações e significados das práticas sociais, constituindo sujeitos e identidades. Dividiu-se o conjunto de cenas analisadas em três eixos: a mulher e a mãe; a maternidade sagrada; e a responsabilização e a culpabilização materna. Apresento, nesses eixos, os modos pelos quais os fragmentos fílmicos da película Zuzu Angel significam gênero e maternidade, estabelecendo saberes e verdades sobre as práticas maternas. Trata-se, portanto, de problematizar como a narrativa fílmica constrói modos específicos de vivenciar a maternidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to characterize how gender and maternity are represented in the film Zuzu Angel (2006), in order to provide a motherly practice. More specifically, to understand which gender and motherhood pedagogies step in during the movie. The methodology adopted for this research is the textual analysis, with the assumptions of contemporary cultural theories. The scene selection was made inspired from theoretical and methodological resources of media studies, specifically in the notes on the screen ethnography. The cinema, here, goes beyond art and communication; it is a cultural product produced by social practices and, thus, crossed by meanings. From the movement of the screen, the film, as an artifact of culture, produces, gives new meaning and makes visible representations and meanings of social practices, constituting subjects and identities. The set of scenes analyzed was divided in three axes: the woman and the mother; sacred motherhood; responsibility and blaming the mother. I present in these axes the modes by which the film fragments of Zuzu Angel give meanings to gender and motherhood, establishing knowledge and truths about maternal practices. Thus, it is about questioning how the film narrative builds specific ways of experiencing motherhood.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectMotherhooden
dc.subjectMoviesen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleAté onde você iria por um filho? : representações de gênero e maternidade no cinemapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000866174pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gêneropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples