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A noção de competências para o desenvolvimento da negociação de servidores administrativos: um estudo de caso na SRTE/PR

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A noção de competências para o desenvolvimento da negociação de servidores administrativos: um estudo de caso na SRTE/PR

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Título A noção de competências para o desenvolvimento da negociação de servidores administrativos: um estudo de caso na SRTE/PR
Autor Oliveira, Vilmara Jane de
Orientador Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Assunto Gestão por competências
Negociação coletiva
Serviço público
Resumo Nos últimos anos, o tema competência, sua gestão e seu desenvolvimento, entrou em discussão nas universidades e empresas, associado a diferentes instâncias de compreensão: competência individual e coletiva das organizações. No meio acadêmico as pesquisas parecem convergir para a articulação com base no (C.H.A.) conhecimentos, habilidades e atitudes. Neste contexto, o presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de identificar as competências individuais dos servidores administrativos da SRTE/PR, em especial as competências relacionadas à negociação coletiva e sua relevância. Para diagnosticar a situação apontada, a pesquisa foi realizada de forma exploratória, com estratégia de estudo de caso e de natureza qualitativa. Os dados foram extraídos de documentos e entrevistas semi-estruturadas com quinze servidores da SRTE/PR, sendo dez servidores da área administrativa e cinco servidores ocupantes de cargo de chefia, atuantes em diferentes setores da Superintendência, possibilitando uma melhor análise e compreensão sobre a noção de competência, competência individual e competências necessárias para o processo de negociação. Os resultados da pesquisa demonstraram quais as principais competências individuais a serem mobilizadas em situação de negociação, sendo o conhecimento técnico, a capacidade de trabalhar em equipe, a comunicação e a capacidade de negociação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/61803
Arquivos Descrição Formato
000867038.pdf (251.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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