Repositório Digital

A- A A+

Grupo de cuidadores : um olhar na integralidade das relações familiares

.

Grupo de cuidadores : um olhar na integralidade das relações familiares

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Grupo de cuidadores : um olhar na integralidade das relações familiares
Autor Freire, Silvana
Orientador Antoni, Clarissa de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Saúde Comunitária.
Assunto Agressividade
Cuidadores
Educação infantil
Relações familiares
Resumo Pais/cuidadores/responsáveis vêm enfrentando dificuldades na educação de crianças e adolescentes, principalmente em relação à colocação de regras e limites quando buscam transmitir padrões, valores e normas de conduta que possam garantir uma melhor convivência em grupo e inserção social, ao mesmo tempo, proporcionando pleno desenvolvimento de suas potencialidades, tanto na que se refere ao físico como na saúde mental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de intervenção e orientação psicoeducacional para as famílias que buscam atendimento. Esse artigo trata de um relato de experiência com grupo de pais/cuidadores e responsáveis das crianças e adolescentes acolhidos no serviço de saúde mental do Ambulatório Viver da Secretaria de Saúde do Município de Alvorada – RS. O grupo de psicoeducação focaliza na importância do papel da família na prevenção dos sintomas de agitação e agressividade, assim, trabalhando na orientação e discussão de uma proposta de intervenção vinculada a uma visão de desenvolvimento biopsicossocial. Visa também oferecer informações sobre o desenvolvimento do indivíduo nas várias fases da vida, o processo de socialização, e os efeitos das práticas educativas, finalizando com uma discussão de valores e contexto sócio-histórico-cultural como condicionantes dos relacionamentos familiares. De modo mais especifico, visa trazer à tona as dificuldades que as famílias apresentam e enfrentam para lidar com a educação de seus filhos, assim como fazer com que estes pais possam se tornar mais ativos e construtores da sua função parental.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/62378
Arquivos Descrição Formato
000869097.pdf (172.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.