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A utopia antecipada : ação direta na educação em direitos humanos

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A utopia antecipada : ação direta na educação em direitos humanos

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Título A utopia antecipada : ação direta na educação em direitos humanos
Autor Brunetto, Giancarla Miranda
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Direitos humanos
Distopia
Espetáculo
Estado
Utopia
[en] Direct action
[en] Dystopia
[en] Education
[en] Human Rights
[en] Spectacle
[en] State
[en] The Wanderers
Resumo "A Utopia antecipada: Ação Direta na Educação em Direitos Humanos", analisa as ações e resultados do "Itinerantes" para promover a educação em direitos humanos em 19 municípios no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. "Ação Direta" aponta para as iniciativas de educadores itinerantes ("Os Itinerantes") para buscar os alunos onde quer que eles estejam – nas perspectivas geográfica, social e educacional - e transformar espaços não-tradicionais e em arenas educativas. A Educação em Direitos Humanos foi implantada por meio de aulas abertas, debates, rodas de conversa, narrativas e filmes, com o objetivo de criar "momentos de formação" para desmantelar a "sociedade do espetáculo" que mistifica a violência institucional. Os educadores itinerantes em direitos humanos buscam as "vivências" dos alunos, registrando seu discurso, como forma de conscientização transformadora em futuras ações educativas. Propõe-se que a educação direta em direitos humanos promoverá a revolução educacional e social.
Abstract “The Dawning of Early Utopia: Direct Action in Human Rights Education”, analyzes the actions and outcomes of “Itinerant Wanderers” to introduce human rights education into 19 municipalities in Brazil's Rio Grande do Sul State. “Direct Action” points to the iniciatives of Itinerant educators (“Wanderers”) to seek students where they are – geographically, socially, and educationally – and to transform non-traditional spaces into teaching arenas. Human Rights Education was implanted through lectures, debates, dialogues, narratives, and films, with the objective of creating “teaching moments” that dismantle the “society of spetacle” that mystifies institutional violence. Human rights itinerant educators solicit the “lived experiences” of students, recording their discourse which is transformed into consciousness raising teaching in future classes. It is proposed that direct human rights education will promote educational and social revolution.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/63173
Arquivos Descrição Formato
000869412.pdf (7.464Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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