Repositório Digital

A- A A+

Uma estratégia genérica para casamento aproximado de instâncias

.

Uma estratégia genérica para casamento aproximado de instâncias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma estratégia genérica para casamento aproximado de instâncias
Autor Dorneles, Carina Friedrich
Orientador Heuser, Carlos Alberto
Co-orientador Silva, Altigran da
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Armazenamento : Dados
Consulta : Similaridade
Resumo Casamento aproximado de instâncias é um problema central em muitos processos de gerenciamento de dados, tais como integração de dados, data cleaning e consulta aproximada. O principal objetivo de casamento aproximado é determinar se duas instâncias representam o mesmo objeto do mundo real. Para valores atômicos, diversas funções de similaridade têm sido definidas, que geralmente são dependentes do domínio de valores. Por outro lado, casamento de valores agregados, como tuplas ou árvores XML, ainda é um problema importante. Neste cenário, dois problemas podem ser identificados. O primeiro diz respeito a como os resultados gerados por diferentes funções de similaridade devem ser combinados em um escore único, ou para um escore normalizado. Funções individuais geralmente geram escores que não são comparáveis, pode-se obter diferentes distribuições a partir de cada função. Isto significa que não existe uma forma simples de combinar escores gerados por funções de similaridade distintas usando uma medida simples, em casamento de agregados. Nesta tese, a proposta é, ao invés de utilizar os escores originalmente gerados pelas funções de similaridade, aplicar um método para estimar a precisão dos resultados de cada função, e usar esta precisão estimada como um escore ajustado. Através deste método, a proposta apresentada nesta tese envolve duas contribuições a este problema. Primeiro, é possível permitir que o usuário especifique valores de ponto de corte (thresholds) que sejam significativos, usando para isso um valor de precisão ajustada como um escore de similaridade Além disso, usando o escore ajustado, são obtidos resultados mais precisos em um processo de casamento aproximado de agregados. O segundo problema, surge quando os escores são combinados em casamento de agregados, e diz respeito à função de similaridade utilizada para combinar os valores. Particularmente, um agregado pode ser estruturado de diferentes maneiras, tais como tupla, conjunto e lista. O processo de combinação usado em cada caso deve ser distinto, a fim de se alcançar resultados mais exatos. Entretanto, não é claro como escores de similaridade individuais podem ser combinados para calcular, apropriadamente, escores para um agregado. O processo de combinação deveria ser distinto em cada caso. A contribuição apresentada para este problema é a definição de funções de similaridade específicas para cada tipo de agregado, dependendo da estruturação. Palavras-chave: Similaridade, funções de similaridade, casamento de instâncias, revocação e precisão.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/6431
Arquivos Descrição Formato
000529987.pdf (2.003Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.