Repositório Digital

A- A A+

Avaliação dos impactos e melhorias decorrentes da implantação da NBR ISO 9001:2008 em uma empresa de pequeno porte

.

Avaliação dos impactos e melhorias decorrentes da implantação da NBR ISO 9001:2008 em uma empresa de pequeno porte

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação dos impactos e melhorias decorrentes da implantação da NBR ISO 9001:2008 em uma empresa de pequeno porte
Autor Benetti, Rafael Santos
Orientador Nodari, Christine Tessele
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] ISO 9001:2008
[en] Quality management
[en] SMEs
Resumo Este artigo avalia os impactos e melhorias observadas durante o processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ), baseado na norma NBR ISO 9001:2008, em uma empresa de pequeno porte, fabricante de máquinas de café, que necessita de certificação por exigência legal. A coleta de dados do estudo de caso foi realizada por entrevista semi-estruturada com os diretores, consultor e colaboradores do nível operacional. A análise conclui que as principais dificuldades foram relacionadas ao Controle da Produção e à Gestão de Projetos, no entanto, apesar das dificuldades estes foram os processos que apresentaram de forma mais evidente ganhos significativos. Entre os ganhos o Controle da Produção contribuiu para o aumento expressivo da produtividade, já a Gestão de Projetos para o aumento da eficiência e eficácia no processo de desenvolvimento de produtos.
Abstract This paper evaluates the impacts and improvements observed during the process of implementing a quality management system (QMS) based on ISO 9001:2008, in a small business, a coffee machines manufacturer, which require certification due to regulatory requirement. Data collection of the case was performed by semi-structured interview with the directors, consultant and staff at the operational level. The analysis concludes that the main difficulties were related to the Production Control and Project Management, however, despite these difficulties were the processes that most clearly showed significant gains. Among the gains Production Control contributed to the significant increase in productivity, as the Project Management to increase the efficiency and effectiveness in the process of product development.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/65652
Arquivos Descrição Formato
000858023.pdf (509.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.