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A escrita de projetos como prática : uma reflexão a partir do campo do teatro em Porto Alegre

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A escrita de projetos como prática : uma reflexão a partir do campo do teatro em Porto Alegre

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Título A escrita de projetos como prática : uma reflexão a partir do campo do teatro em Porto Alegre
Autor Azevedo, Debora Costa de
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Aprendizagem baseada em práticas
Aprendizagem organizacional
Teatro
[en] Bourdieu
[en] Practice
[en] Practice based learning
[en] Theater
Resumo Dentre as variadas abordagens de Aprendizagem Organizacional, uma que vem ganhando destaque desde o início deste século é a vinculada aos Estudos Baseados em Prática. Entretanto, essa abordagem, por vezes, ao focar-se na noção de prática como rotina ou como o que os agentes fazem, perde seu poder crítico. Na presente tese busca-se resgatar na praxeologia de Bourdieu algumas contribuições para os estudos de Aprendizagem Organizacional. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo que objetivou analisar as práticas que visam a captação de recursos financeiros no campo do teatro adulto em Porto Alegre à luz da praxeologia de Bourdieu e da Aprendizagem Organizacional Baseada em Prática. Por meio desse estudo, utilizando-se as formulações propostas de Bourdieu como sistema de análise, descrevem-se os tipos de capitais efetivos no campo, a estrutura deste, as principais posições nele e os princípios de divisão utilizados, destacando-se o papel da linguagem no desempenho destes. Também são discutidos os impactos que as leis de incentivo (municipal, estadual e federal) causam no campo, tanto no que diz respeito a alteração na estrutura deste quanto em relação ao que é proposto nos projetos. Com base nas análises foi possível revisitar a relação entre knowing e prática, e reconceituar prática como um locus de disputa pelos diferentes tipos de capitais e pelas taxas de conversão a partir de diferentes posições em um campo. E, a partir dessa visão de prática, fica mais evidente o poder crítico de uma abordagem baseada em prática para os estudos de Aprendizagem Organizacional, pois incita a discussão dos processos de produção e reprodução da sociedade.
Abstract Among the various approaches to Organizational Learning, one that has been gaining attention since the beginning of this century is steaming from Practice Based Studies. However, this approach by focusing on the notion of practice as routine or as what agents do, loses its critical power. This thesis seeks to redeem in Bourdieu's praxeology some contributions to the study of Organizational Learning. To this end, we conducted a qualitative study that sought to examine the practices aimed at raising funds in the field of adult theater in Porto Alegre based on Bourdieu's praxeology and a practice based approach on Organizational Learning. Through this study, using the proposed formulations of Bourdieu as a system for analysis, we describe the types of capital effective in the field, the structure of the main positions in it and the principles of division utilized, emphasizing the role of language in the performance of these. Also we discuss the impacts that the incentive laws cause in the field, both with regard to the change in the field’s structure as to what is proposed in the projects. Based on this analysis it was possible to revisit the relationship between knowing and practice, and to (re)conceptualize practice as a locus of dispute for different types of capital and for the conversion rates from different positions in the field. From this, it is more evident the critical power of a practice based approach to Organizational Learning, by accessing the processes of production and reproduction of society.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/66108
Arquivos Descrição Formato
000871062.pdf (3.287Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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