Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorLinhares, Catiucia Diane Cavalheiro dept_BR
dc.date.accessioned2013-02-20T01:37:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66650pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das publicações brasileiras entre 2005 e 2012, envolvendo a avaliação neuropsicológica e/ou cognitiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão desta pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos “avaliação”, “avaliação neuropsicológica”, “avaliação cognitiva”, “função executiva” e “cognição” combinado aos termos “autismo” e “transtorno de Asperger”, nos indexadores PEPSIC, SciELO, Index Psi e LILACS. Os resultados demonstraram que, em relação à avaliação neuropsicológica, a função executiva foi a mais investigada. Com base nesses resultados foi possível concluir que há uma tendência de disfunções executivas nos TEA e que há uma diversidade teórica e metodológica nas publicações nacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to perform a systematic review of the Brazilian publications about the neuropsychological /cognitive assessment in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD), between 2005 and 2012. After taking into account the inclusion criteria of this research, nine studies were found, using the terms "evaluation", "neuropsychological assessment", "cognitive assessment", "executive function" and "cognition" combined with "autism" and "Asperger disorder" in PEPSIC, SciELO, LILACS and INDEXPsi databases. The results showed that the executive function was the most neuropsychological factor investigated. It was concluded that there is a tendency to executive dysfunctions in ASD and also that there is a theoretical and methodological diversity in national publications.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleAvaliação neuropsicológica e cognitiva dos transtornos do espectro autista : revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLampert, Simone Steyerpt_BR
dc.identifier.nrb000869654pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Transtornos do Desenvolvimentopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples