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dc.contributor.advisorBrandão, Lenisapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Cíntia Bonfantept_BR
dc.date.accessioned2013-02-20T01:37:58Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66653pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico, o qual suas manifestações comportamentais vem sendo consideradas originárias de processos neurocognitivos deficitários, como por exemplo, habilidades de funções executivas (FE) e de teoria da mente (ToM). O desenvolvimento da linguagem está estreitamente ligado ao desenvolvimento da intencionalidade na comunicação. As relações que os estudos apontam entre as FE e a capacidade de compreender as intenções do interlocutor indicam que déficits no desenvolvimento da comunicação podem ser subjacentes às disfunções executivas. Assim, o presente artigo procurou investigar as habilidades linguísticas, as FE e a capacidade de formular ToM de uma criança com TEA sem déficit intelectual. Os déficits discursivos apresentados pelo sujeito demonstraram relação com as alterações das FE e ToM encontradas, concatenando os aspectos pragmáticos da linguagem com as habilidades cognitivas avaliadas neste estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neuropsychiatric condition wich behavioral manifestations have been considered as originated from deficits in neurocognitive processes, such as executive functions (EF) and theory of mind (ToM). Language development is closely linked to intentionality development in communication. There are studies that relate EF and the ability to understand the intentions of the speaker indicating that deficits in communication development may underlie the executive dysfunctions. Thus, this paper aimed to investigate the language skills, EF and the ability to formulate ToM of a child with ASD without intellectual deficit. Discursive deficits presented relationship between EF and ToM alterations, concatenating pragmatic aspects of language and cognitive skills assessed in this study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutistic disorderen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectFunção executivapt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectExecutive functionsen
dc.subjectTheory of minden
dc.titleLinguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000869658pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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