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Palavras malsonantes em dicionários bilíngües escolares espanhol-português : uma proposta de marcação

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Palavras malsonantes em dicionários bilíngües escolares espanhol-português : uma proposta de marcação

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Título Palavras malsonantes em dicionários bilíngües escolares espanhol-português : uma proposta de marcação
Autor Pacheco, Sabrina Araújo
Orientador Abreu, Sabrina Pereira de
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Lexicografia
Língua espanhola
Língua portuguesa
Microestrutura
Resumo O objetivo deste trabalho foi investigar as palavras e expressões malsonantes em quatro dicionários bilíngües escolares, especificamente na macroestrutura espanhol-português, bem como apresentar uma proposta de marcação para indicar os contextos de uso dessas palavras e expressões na microestrutura de tais dicionários. Para tanto, analisamos os verbetes que recebem a marca “malsonante” no Diccionario Electrónico de la Lengua Española (2003) e, com base nessa análise, sugerimos uma forma de sistematização de algumas marcas estilísticas importantes para especificar o uso do léxico malsonante em obras bilíngües espanhol-português, utilizadas em contextos pedagógicos. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de se rever as informações sobre o uso da língua na microestrutura de obras lexicográficas, especialmente das obras bilíngües escolares, as quais contrastam duas línguas e apresentam, pois, usos distintos aos aprendizes de língua estrangeira.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/6669
Arquivos Descrição Formato
000533001.pdf (613.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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