Repositório Digital

A- A A+

Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio

.

Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo sobre a introdução de conceitos de cálculo no Ensino Médio
Autor Santos, Marcelo de Souza
Orientador Notare, Márcia Rodrigues
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Cálculo
Ensino médio
[en] High school
[en] Teaching of calculus
[en] Variation rate
Resumo Este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de Cálculo no Ensino Médio. Para compreender a situação do ensino de Cálculo nas universidades, realizou-se um estudo sobre o panorama do ensino desta disciplina nas universidades, bem como uma análise de livros didáticos, para observar como estes livros abordam estes conceitos. Para evidenciar a viabilidade do ensino de conceitos de Cálculo no Ensino Médio, foi elaborada uma sequência didática, aplicada com cinco alunos de uma escola particular de Guaíba. Na experiência prática, o conceito de derivada foi interpretado como taxa de variação instantânea. O trabalho apresenta a descrição e as análises dos encontros, utilizando como dados as contribuições dos alunos e o envolvimento destes ao longo da prática.
Abstract This paper presents a discussion about the teaching of Calculus in (the) High School. To understand the situation of Calculus at universities, was made a study about the scenery of the teaching of this discipline at universities, as well as an analysis about didactic books, to observe how this books approach this issues. To evidence the viability of the teaching of this Calculus concepts in High School, a didactic sequence was elaborated, and applied with five students from a private school in Guaiba. In this practice experience, the concept of derivative was interpreted like an instant variation rate. The work presents the description and the analysis of the meetings, using as input the students’ contributions and their involvement during the practice.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66867
Arquivos Descrição Formato
000871961.pdf (2.553Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.